O acordo coletivo prevê reajuste salarial de 2,46%, aumento no valor diário do ticket refeição e aumento da participação das empresas na parcela do plano de saúde
Após um ano atípico e marcado por ações de combate ao novo coronavírus no Sistema Transcol, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Vitória – GVBus e o Sindirodoviários entraram em consenso e assinaram o acordo coletivo, para cumprir a data base da categoria.
A proposta das empresas foi aprovada pelos pelos trabalhadores em duas assembleias, realizadas na última sexta-feira, 06 de novembro, uma pela manhã e outra à tarde. Após a negociação, as partes concordaram com um reajuste de 2,46% nos salários, bem como acréscimo de R$ 1,50 por dia no ticket refeição (ajuste de 5,17%), aumento de 10% na parcela paga pelas empresas do plano de saúde, e ainda alteração na escala 5 por 1.
O desfecho antecipado das negociações foi visto como positivo pelas empresas, já que nos anos anteriores as partes demoraram a entrar em acordo e o impasse acabou sendo levado para conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES).
“Consideramos o acordo satisfatório no sentido de que depois de um longo ano com percalços causados pela pandemia, evitamos a realização de paralisações e a interrupção da prestação do serviço à população, além do desgaste de uma possível judicialização caso das discussões não evoluíssem”, explica o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.
Veja o que ficou acordado
- Reajuste de 2,46%;
- Aumento de 5,17% no ticket alimentação (acréscimo de R$ 1,50 por dia);
- Aumento de 10% na parcela paga pelas empresas do Plano de Saúde;
- Nas escalas de 5 por um, quando cair em um domingo, a folga será no final de semana (sábado e domingo).