Skip to main content

Integração entre o Sistema Transcol e os municipais começa no domingo (8). Os clientes poderão embarcar em qualquer ônibus com apenas um cartão

A partir deste domingo (8), os usuários de transporte coletivo que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica passam a ter um único cartão para embarcar tanto no Transcol quanto nos sistemas municipais (Sanremo e verdinhos). Durante o anúncio da integração dos sistemas de bilhetagem, o governador Renato Casagrande destacou os avanços do transporte coletivo já conquistados e os previstos.

“Estamos investindo na recuperação da frota de ônibus. Mais de mil ônibus renovados até o fim de nossa gestão. Outras novas tecnologias virão para que possamos dar segurança e rapidez. O primeiro passo era unificar o preço das passagens. Em segundo unificar a tecnologia. Demos muitos passos adiante e queremos alcançar a integração de 100% no ano que vem. Queremos aumentar a qualidade e segurança para que possamos incentivar mais pessoas a utilizar os modais”, afirmou.

Com a finalização do processo de migração dos bilhetes no Transcol e nos sistemas municipais, todos os cartões migrados são agora Cartão GV e passam a ser aceitos em todos os coletivos da Região Metropolitana, inclusive seletivos e os novos ônibus com ar-condicionado.

“Estamos neste processo desde maio, avançando nas etapas de mudança de tecnologia. Todas elas permitirão, a partir de domingo, a integração física dos cartões. Em 2020, o próximo passo é realizar a integração tarifária, inclusive com a integração em outros modais “, explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O Cartão GV é o Bilhete Único Metropolitano, que foi lançado no mês de julho. O novo sistema do cartão tem tecnologia antifraudes, trazendo mais segurança e agilidade a bordo. Futuramente, o Cartão GV também vai permitir o acesso em outros modais que serão implantados pelo Governo do Estado, como o Aquaviário e Sistema Compartilhado de Bicicletas.

O valor do Cartão GV é de R$ 10 (que são convertidos em créditos) e podem ser adquiridos nos postos de venda do GVBus, nos terminas (com agentes de venda) ou ainda em farmácias da Rede Farmes, após cadastrar o CPF.

A recarga dos Cartões GV (incluindo os cartões migrados), nas modalidades Cidadão e Estudante, poderá ser feita pelo site www.cartaogv.com.br, a partir do dia 9 de setembro. A modalidade Vale-Transporte já conta com a recarga on-line disponível para empregadores.

Atendimento ao usuário

No caso de cartões com problema na migração, usuários do Sistema Sanremo que possuem o cartão idoso devem procurar a loja do Terminal de Vila Velha. Quem possui os cartões Popular, Estudante e Vale-Transporte, deveprocurar a empresa Sanremo no bairro Alvorada.

Usuários do Sistema Municipal de Vitória, de todos os cartões Siga Vitória,devem procurar a loja do Setpes.

Idosos 

Os Idosos que tiverem mais de um cartão, ou seja, possuem cartão em dois ou nos três sistemas, precisam ficar atentos, pois os cartões dos sistemas municipais serão desativados. E eles passarão a usar apenas o cartão do Transcol, que será aceito nos três sistemas.

Gratuidades PCD

Deficientes físicos e portadores de doenças crônicas, que contam com o benefício da gratuidade nos coletivos municipais (verdinhos), deverão também se encaixar nos critérios de gratuidade do Transcol e estar cadastrados na Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) para utilizar o Cartão Gratuidade no transporte metropolitano.

Caso contrário, o Cartão Gratuidade PCD do sistema de Vitória será aceito apenas nos coletivos municipais.

Próximas entregas do Cartão GV

– Ônibus Itinerante para venda de cartões e recarga: começa a operação no dia 09/09, em Marcílio de Noronha Viana, das 08h às 15h. Programação no site: www.cartaogv.com.br;

– Recarga pelo site para cidadão e estudante: disponível em 09/09;

– Funções crédito e débito para recarga nas lojas do GVBus, ônibus itinerante e ATM: disponível em 23/09;

– Instalação de máquinas de autoatendimento na Rodoviária de Vitória e nos shoppings Praia da Costa; Vila Velha; Boulevard, Norte Sul; Mont Serrat; Moxuara e Mestre Álvaro: até 30/09;

– Funcionamento da Loja no Terminal Jardim América e Quiosques de vendas nos Terminais Carapina e Itacibá: até 30/09;

– Mais 50 ônibus com ar-condicionando entram em circulação até o dia 30/09, sendo que 10 desses já começam a circular na segunda-feira (09);

– Recarga via Picpay e Recarga Pay pelo app Onibus GV: disponível em 30/10.

 

Novidades do Cartão GV entregues:

– Recarga e cartão em 42 Farmácias da Rede Farmes;

– 25 Agentes de venda do cartão atuando nos terminais;

– 07 Máquinas de autoatendimento instaladas (2 no Terminal Campo Grande; 2 em laranjeiras; 1 no terminal Vila Velha; 1 no Terminal do Ibes e 1 no Terminal de Jacaraípe);

– Lojas do GV Bus: Terminal Campo Grande; Terminal Jacaraípe; Terminal Laranjeiras; Terminal Vila Velha; Terminal do Ibes; Loja Central Vitória (Reta da Penha); Ufes (campus goiabeiras);

– 26 Veículos com ar-condicionado em operação;

– Ônibus circulando com serviço de wi-fi e entretenimento: 400.

 

Etapas de Implantação do Bilhete Único Metropolitano

A implantação do Bilhete Único começou em maio deste ano, com a mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol por um mais moderno. Depois, foi a vez dos veículos que operam nas linhas municipais passarem pelo mesmo processo.

Em seguida foi lançado o Cartão GV, e agora acontece a integração dos cartões. A partir de 08/09, quem tiver o cartão GV ou os cartões migrados do Transcol e dos municipais poderá embarcar, com o mesmo cartão, nos três sistemas. Contudo, o usuário ainda paga duas tarifas (referente a cada sistema).

A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer em 2020.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus