Skip to main content

A campanha Maio Amarelo chega a 2022 com a proposta de conscientizar a população sobre a importância do comprometimento de cada um, motoristas, pedestres e ciclistas, para um trânsito seguro. Números de mortes em acidentes no mundo são comparados aos de uma epidemia, alerta a OMS. Na Grande Vitória, no entanto, índice de acidentes e vítimas envolvendo ônibus do Sistema Transcol está em queda, desde 2018.

Não abra mão da segurança no trânsito. Seja você motorista, pedestre ou ciclista, faça o certo e exija do outro a mesma atitude. Comprometidos e engajados, ficamos mais fortes e protegidos! Esta é a mensagem deste ano da campanha nacional do Maio Amarelo, que traz o tema “Juntos salvamos vidas”. O foco em 2022 é conscientizar a sociedade sobre um comportamento seguro no trânsito.

Os acidentes de trânsito no mundo têm números de epidemia. São mais de 50 milhões de pessoas mortas e feridas por ano. Por isso, a campanha reforça a importância da atitude responsável de cada indivíduo, do cumprimento de regras básicas, nos deslocamentos diários nas vias. E, assim como nos anos anteriores, o GVBus aderiu ao movimento.

“Nosso objetivo é incentivar os colaboradores do GVBus e das empresas operadoras do Sistema Transcol a colaborar com um trânsito seguro, incluindo no transporte público coletivo, essencial à população. Todos devem ter a consciência de que, no trânsito, as ações de cada um podem ajudar a salvar vidas”, destaca o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Idealizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a campanha tem o apoio da Confederação Nacional dos Transportes – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (CNT – SEST/SENAT), da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Transporte coletivo entre os mais seguros

Dados do Ministério da Saúde apontam o ônibus como o meio de deslocamento mais seguro, responsável pelo menor índice de mortes no trânsito.  O modal leva um terço da população, mas é responsável por uma em cada 200 mortes no trânsito, ou seja, 0,48% do total.

Ainda não há números oficiais e consolidados do total de mortes no trânsito no Brasil em 2020, pelo Ministério da Saúde (DataSus). Mas, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), alguns órgãos locais já divulgaram seus dados e, por isso, a notícia não é das melhores. Tudo indica, afirma a NTU, que teremos um leve aumento nesse número.

Este cenário, no entanto, felizmente, não reflete a realidade do transporte público coletivo na Região Metropolitana da Grande Vitória. Nos últimos 5 anos, considerando os dados dos três primeiros meses, verificou-se uma queda de 76% no número de ocorrências de trânsito envolvendo ônibus do Sistema Transcol. Só para se ter uma ideia, de janeiro e março deste ano, foram registrados 23 acidentes, contra 94 no mesmo período de 2018. O número de vítimas nos três primeiros meses de 2022 também reduziu, em média, 57%, se comparado ao período de janeiro a março de 2018.

Vale ressaltar que, na maior parte das ocorrências, não ficou constatado que houve imprudência do motorista do coletivo. Segundo o levantamento, a maioria delas envolveu pedestres ultrapassando em local indevido, fora da faixa, ou condutores de motos ou automóveis trafegando em local proibido, o que reforça a mensagem da campanha: é preciso que cada um seja responsável na construção de um trânsito seguro.

O Movimento

Lançado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional que busca alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é traçar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para trabalhar na diminuição do número de acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês deve-se ao fato de que em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo realiza. O amarelo, por sua vez, simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Confira aqui o vídeo institucional da campanha.

 

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus