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O serviço Mão na Roda atende exclusivamente beneficiários com deficiência motora e conta com 25 micro-ônibus adaptados

Acessibilidade e cidadania. O serviço especial Mão na Roda, que integra o Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória, já realizou, nos primeiros sete meses do ano, um total de 68.342 viagens. São 278 viagens a mais do que as realizadas no mesmo período do ano passado, quando foram realizados 68.064 atendimentos. Uma média de 9.763 atendimentos/mês.

Em 2018, foram 120.322 viagens programadas. O coordenador do Consórcio Cidadania, Erick Costa de Azevedo comemora o sucesso do serviço. “Trabalhamos todos os dias para atender a todos aqueles que solicitam viagens. Se não houvesse tantos cancelamentos no local, sem aviso prévio, poderíamos atender ainda mais pessoas”.

Entre janeiro e julho, os usuários do serviço cancelaram 13.368 viagens, sendo 2.570 no local, ou seja, beneficiários que desistiram e não avisaram. “Infelizmente o número de desistência sem aviso prévio ainda é muito alto. Quando isso acontece, outras pessoas deixam de ser atendidas”, lamenta Erick.

O serviço

Criado no ano 2000, o Serviço Mão na Roda busca em casa e leva pessoas com deficiência motora comprovada, para destinos diversos, como atendimento médico e escola, por exemplo, conforme agendamento prévio. Esse tipo de atendimento existe em poucas cidades brasileiras, e possui 3.717 beneficiários inscritos.

São 25 ônibus adaptados, e os motoristas são treinados especificamente para realizar exclusivamente o transporte de passageiros com deficiência. Ele explica que são feitas viagens fixas e eventuais. As fixas são aquelas em que a localização, destino e horário do compromisso são padrões no decorrer do ano. Elas podem ser solicitadas a partir do primeiro dia útil do ano e são incluídas após análise e encaixe na programação dos veículos.

As eventuais são as de frequência esporádica, em que destinos e horários são variados. Nesse caso, a solicitação dever ser feita com 48 horas de antecedência e confirmada no dia anterior à viagem, conforme critérios de prioridades: tratamento de saúde; educação especial e comum; trabalho; lazer e esporte, e outros motivos como supermercado, banco, igreja e outros.

Erick lembra que, esse serviço é exclusivo, mas os ônibus do Sistema Transcol também dispõem de equipamentos, como os elevadores nas portas do meio, bem como lugar reservado para pessoas com deficiência. “Eles facilitam o embarque e o desembarque. Mas todos os coletivos são 100% acessíveis”.

Para se cadastrar no serviço especial Mão na Roda é preciso entrar em contato com a Casem (Central de Atendimento do Serviço especial Mão na Roda), pelo número 0800 038 7077 e realizar um pré-cadastro, apresentando RG, CPF e endereço completo com ponto de referência. Posteriormente, o cliente será submetido a uma perícia.

Números

Total de atendimentos em 2018: 120.322 viagens

Atendimentos entre janeiro e julho de 2018: 68.064 viagens

Atendimentos entre janeiro e julho de 2019: 68.342 viagens

Média de 9.763 atendimentos/ mês, de janeiro a julho de 2019

Total de clientes inscritos: 3.717

Número de ônibus: 25

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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