Skip to main content

Menos poluentes que carros e motos, substituem até 40 veículos nas ruas e são economicamente sustentáveis. No mês do Meio Ambiente, reunimos todos os motivos. Confira cada um deles aqui!

Você já parou para pensar quantos carros deixam de ir às ruas com apenas um ônibus em circulação? São 40 automóveis a menos, se levarmos em conta que o ônibus transporta uma quantidade muito maior de passageiros. O meio ambiente e a nossa saúde agradecem. Afinal, eles diminuem os congestionamentos, a emissão de gases poluentes na atmosfera, além do estresse causado quando se perde horas no trânsito.

Esses são alguns dos motivos que fazem do coletivo um dos meios de transporte mais sustentáveis e indispensáveis para uma mobilidade urbana mais justa. É o que apontam estudos realizados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Governo do Chile.

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, reunimos 4 razões que fazem do ônibus um transporte sustentável. Confira:

  1. Um ônibus substitui 40 carros

Ao mesmo tempo em que transportam mais pessoas, os ônibus ocupam um espaço 21 vezes menor nas vias, se comparado aos carros. De acordo com a NTU, basta 1 ônibus para que 40 carros deixem de sair às ruas.

Por isso, os ônibus são considerados parte fundamental, por especialistas, para as soluções em busca de uma mobilidade urbana sustentável e mais justa.

  1. Menos poluentes que carros e motos

Os carros de passeio são os principais causadores da poluição no setor de transportes, na medida em que respondem por 72% de toda a poluição do setor, e transportam apenas 30% das pessoas. É o que aponta um estudo realizado pelo Governo do Chile.

Além disso, os ônibus são 8 vezes menos poluentes que os carros e 4 vezes menos que as motos, destaca um levantamento feito pelo IPEA e divulgado no Comunicado 113, realizado em 2011. O Comunicado faz uma análise dos poluentes atmosféricos veiculares locais e globais, e descreve como a ênfase em sistemas de transporte coletivo pode contribuir não somente para a melhoria da mobilidade em geral, mas também para a redução da emissão de poluentes, permitindo, como consequência, melhor qualidade de vida.

Todos esses dados indicam que os coletivos são menos poluentes que outros veículos usados para transporte de passageiros, como carros e motocicletas.

  1. Profissionais ecológicos

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o motorista de ônibus é considerado como profissão ecológica ou “profissão verde”, pois atua em um setor sustentável por si só. O transporte coletivo combate à poluição do ar, reduzindo os impactos sobre a natureza, gera empregos formais, rendas e impostos que financiam o desenvolvimento sustentável.

  1. Menor impacto na economia familiar

O tema sustentabilidade também se relaciona com as questões econômicas. Desse modo, pode-se afirmar que o ônibus é mais econômico que o carro, que demanda gastos com manutenção e combustível.

No Sistema Transcol é possível circular por todos os bairros da Grande Vitória pagando apenas uma tarifa, no valor de R$ 4,20, independente da distância percorrida. Além de não gastar com combustível, o usuário não precisa se preocupar com os custos provenientes do desgaste do veículo e com os tributos.

Ao optar pelo transporte coletivo, o cidadão contribui para a redução das emissões de poluentes, favorece a mobilidade urbana e gera economia, na medida em que colabora para um desenvolvimento sustentável.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus