Facilidades como recarga do CartãoGV via aplicativo, acompanhamento do ônibus em tempo real e rapidez no embarque são alguns dos avanços implantados no transporte coletivo metropolitano nos últimos anos
Em 2020, uma mudança marcou o dia a dia dos capixabas. Por conta da pandemia, os ônibus passaram a aceitar apenas os cartões de passagem para diminuir a circulação de dinheiro. Esse ato abriu as portas para uma nova realidade do transporte coletivo na Grande Vitória. Ferramentas tecnológicas como aplicativos de recarga online, que já estavam presentes desde a implantação do bilhete único metropolitano, em 2019, passaram a ser adotadas cada vez mais pelos cidadãos. E isso serviu para trazer mais agilidade e simplicidade para o dia a dia dos usuários do Sistema Transcol.
Para a estudante de Psicologia Gleicy Vitória, a maior vantagem do CartãoGV, logo após sua implantação, foi conseguir usar o mesmo cartão para embarcar nos antigos ônibus verdinhos e os metropolitanos. “Antes da integração, com o bilhete único eu conseguia utilizar os ônibus de Vitória e do Transcol com o mesmo cartão, tendo assim mais facilidade de locomoção”, diz.
Essa mudança também foi comemorada pela trabalhadora autônoma Maria Aparecida. “Antes, para visitar minha irmã que mora em outra cidade, eu precisava pagar duas passagens com preços diferentes e, por isso, tinha que ficar com dois cartões de ônibus na bolsa. Agora, com um único cartão, posso fazer todo trajeto de uma forma mais simples”, relata.
Mais opções de recarga
Com o uso exclusivo do cartão, as formas de recargas foram ampliadas. Além dos mais de 240 pontos físicos de abastecimento do cartão espalhados pelas cidades da região metropolitana, recarregar o CartãoGV se tornou mais fácil e acessível. É possível fazer isso pelo aplicativo ÔnibusGV ou por meio de apps RecargaPay, Banestes, PicPay e Kim+.
Se o passageiro for estudante, ele não precisa mais ir até um posto do GVBus para solicitar o cadastro ou fazer o recadastro. Desde 2020 todos esses processos são feitos via internet, sem a necessidade de enfrentar filas.
“Com certeza está mais prático. Hoje em dia é impraticável dizer que alguém precisa sair de casa para resolver alguma pendência. Quase todas as demandas podem ser resolvidas remotamente e isso já foi incorporado pelo nosso modo de vida tão agitado”, comemora o administrador e ator Ci Mello.
Uma outra inovação que foi ampliada junto com o CartãoGV foi a venda por parceiros do GVBus. São estabelecimentos que vão desde farmácias a outros tipos de comércio, como padarias e mercearias.
Ao mesmo tempo, o GVBus instalou máquinas de autoatendimento (ATMs) em todos os shoppings, na Rodoviária de Vitória e no Aeroporto de Vitória, e no Masterplace Mall. As ATMs também estão presentes nos terminais do Sistema Transcol, que contam ainda com as lojas físicas do GVBus, os agentes de vendas e também há a possibilidade de compra de créditos e cartões nas catracas de entrada dos mesmos.
A lista completa com todas os locais onde comprar ou recarregar o cartão está no site do CartãoGV.
Localização do ônibus em tempo real
Outra tecnologia que chegou para revolucionar o Sistema Transcol foi o aplicativo ÔnibusGV. Além de trazer informações sobre linhas e itinerários, ele permite ao passageiro acompanhar os horários dos ônibus e saber por onde o veículo está passando em tempo real.
Gleicy Vitória não gosta de sair de casa sem antes conferir qual transporte coletivo passará em breve. “O aplicativo me ajuda a verificar os horários de cada ônibus e assim consigo me planejar/programar adequadamente para os meus compromissos. E por causa disso o risco de ficar até tarde em ponto de ônibus sabendo o horário que irá passar diminuiu muito”, explica.
Ci Mello concorda e considera que tempo é uma das coisas mais preciosas que as pessoas têm. “Para fazer caber em 24 horas todas as demandas que temos é preciso muita ginástica. Então, as soluções tecnológicas que otimizam nosso tempo são muito bem-vindas. Eu me lembro que antes eu saía de casa sem saber os horários de ônibus e ficava muito ansioso quando esperava muito no ponto de ônibus. Resultado: chegava no trabalho estressado, agoniado e às vezes atrasado por causa de um cálculo incorreto. Com o ÔnibusGV não tem pressa, nem correria, nem estresse. Sei que horas posso estar em cada lugar e isso é maravilhoso”, destaca.
Vale também lembrar que os passageiros podem fazer suas viagens conectados à internet por meio do wi-fi presente nos coletivos, outra novidade que chegou em boa hora. Para Maria Aparecida, essa é uma de suas tecnologias favoritas. “Quando estou dentro do ônibus eu não preciso gastar meus dados móveis. Posso conversar com minha família, acompanhar as redes sociais durante o trajeto e ver vídeos. Isso faz com que o tempo passe mais rápido para mim”, comemora.
O aplicativo ÔnibusGV também indica ao cidadão se o ônibus que vai passar é com ar-condicionado ou convencional. E durante a pandemia, o app também passou a informar a quantidade de passageiros que estão dentro dos coletivos, se está vazio, com metade da capacidade de ocupação, ou lotado. Uma tecnologia inédita no país.
“O Sistema Transcol é um dos mais evoluídos do Brasil. E essas tecnologias vieram para modernizá-lo ainda mais, e para trazer mais comodidade aos nossos clientes. Continuamos estudando outras possibilidades para fazer com que o transporte coletivo da Região Metropolitana seja cada vez mais atrativo para os passageiros e que eles possam interagir da melhor forma possível, planejando sua jornada e contribuindo para a mobilidade urbana da Grande Vitória. Em breve esperamos entregar outras tecnologias, como os ônibus elétricos que estamos adquirindo”, comemora o membro do comitê executivo do GVBus Murilo Lara.
Matéria originalmente publicada no portal e notícias Folha Vitória.