Assim como na campanha feita no Espírito Santo, motoristas e cobradores vão passar por treinamento de conduta diante de atos de assédio sexual
A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT), em parceria com o Governo do Distrito Federal, lançaram a campanha nacional de prevenção da violência contra a mulher e do abuso sexual no transporte coletivo.
Com o tema “Ônibus é lugar de respeito! Chega de abusos!”, as peças da campanha serão divulgadas dentro dos coletivos, em forma de busdoor, em folhetos e nas redes sociais, para orientar e conscientizar os passageiros de todo o País nos deslocamentos diários por ônibus.
“O ônibus é um ambiente educativo. Não é só na escola que a educação acontece”, afirmou o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, ao reforçar a importância da iniciativa para conscientizar a sociedade sobre o assunto. Rollemberg também manifestou o desejo de que todos os espaços urbanos da cidade, como o transporte público, sejam usados para conscientização sobre abusos sexuais contra a mulher.
Assim como aconteceu na campanha feita no Espírito Santo, os motoristas e cobradores foram orientados e estarão envolvidos no esforço conjunto para inibir casos de violência sexual dentro do transporte público. O SEST-SENAT vai capacitar esses profissionais para saber com lidar com esses casos.
O presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha, reforçou a importância da inciativa do setor de promover essa campanha de conscientização, que deve alcançar todo o Brasil. “A campanha começa por Brasília, mas vai se estender por outras cidades”, adiantou o presidente, que esclareceu que as cidades poderão fazer adesão à campanha. Cunha frisou ainda que o setor está preocupado com a questão e engajado para ajudar a inibir os casos de abusos sexuais dentro dos coletivos.
Denúncias podem ser feitas pelo número 181.