Skip to main content

Depois dos ônibus estão os metrôs, escolhidos pela rapidez e porque não enfrentam trânsito. O modal é o mais usado em todas as faixas etárias

Economia, praticidade e necessidade. Esses são os principais motivos pelos quais os brasileiros preferem o transporte coletivo por ônibus em detrimentos dos outros, como metrô ou transporte individual (carros e taxis).

A pesquisa foi realizada pela Spry, encomendada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O objetivo era revelar o hábito de deslocamento dos brasileiros, por meio de transporte e por faixa etária.

Ônibus em primeiro lugar

De acordo com o estudo, o ônibus é o meio de transporte mais utilizado, em todas as idades. A maioria das pessoas que preferem utilizar os coletivos escolhem o modal pela economia (27% das pessoas), seguido pela praticidade (19%) e, por fim, pela necessidade (16%).

Já o metrô, por sua vez, é muito claro. Dos entrevistados que utilizam o meio de transporte, 74% afirmaram que a escolha é feita pela rapidez. Outros 15% optam pelos trilhos para evitar trânsito.

Já o uso de carros e táxis está mais relacionado ao conforto e à praticidade.

A pesquisa mostra também que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado em todas as gerações, nas principais capitais brasileiras. Em seguida, está o carro particular. Logo em seguida, o metrô é a opção mais cogitada na hora de se locomover.

Leia também: Aplicativos ameaçam o transporte coletivo

Para realizar a pesquisa, foram feitas 1.789 entrevistas em 11 grandes capitais brasileiras. O principal objetivo foi verificar o comportamento das diferentes gerações no que se refere à mobilidade e ao uso do carro.

Leia matéria do Diário do Transporte e conheça outros dados relevados pela pesquisa:

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus