Skip to main content

Tarifa única, possibilidade de percorrer grandes distâncias entre os municípios e atendimento a todos os bairros da Grande Vitória são alguns dos exemplos de que o Sistema Transcol é o modal de transporte que de fato atende a população capixaba

Os aumentos constantes nos preços dos combustíveis e a pandemia da Covid-19 mostraram o quanto o ônibus é essencial para a população. Carros e motos ficaram nas garagens, enquanto muitas pessoas passaram a utilizar o coletivo. Para alguns, uma das únicas alternativas que cabem no bolso.

A conta é simples: com o ônibus, é possível circular por todos os bairros da Grande Vitória pagando uma tarifa fixa, independente da distância; dos custos e do horário da viagem; diferente do que ocorre com outros meios de transporte, como os automóveis.

Para citar um exemplo, com o Sistema Transcol é possível sair de Praia Grande, em Fundão, e chegar a Setiba, em Guarapari, pagando apenas uma passagem, num trajeto de aproximadamente 100 km.

E os benefícios não param por aí: além dos passageiros, os funcionários e os demais usuários das vias também colhem bons frutos da priorização do transporte coletivo. Isso sem contar uma série de outros fatores que tornam o ônibus a melhor alternativa para a mobilidade urbana.

Em resumo: o transporte coletivo tem operação constante, com as viagens sempre confirmadas; cumprimento de obrigações legais, como legislação trabalhista, folha de pagamento de funcionários e oferta de gratuidades a idosos e estudantes; geração de empregos; tarifa única; manutenção e higienização periódicas nos veículos.

No auge da pandemia, coletivos não deixaram de circular

Durante a pandemia do coronavírus, quando comércios, escolas e espaços públicos ficaram temporariamente fechados, o Sistema Transcol continuou em operação. Mesmo no período em que precisou ser suspenso para a sociedade em geral, entre março e abril do ano passado, para evitar a interação entre as pessoas, os ônibus continuaram a atender os profissionais da saúde que necessitavam chegar aos seus postos de trabalho.

“No auge da pandemia, quando a operação foi suspensa, grande parte da população precisou recorrer a outras formas de deslocamento nem sempre tão acessíveis como o ônibus. O coletivo não escolhe passageiros, cumpre com as rotas estabelecidas e atende a todos os bairros da Região Metropolitana. Por isso, ele é um veículo democrático”, destacou o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

As formas de descolamento alternativas ao ônibus incluem os transportes por aplicativo. No entanto, nem sempre é possível encontrar um veículo disponível, ou quando algum motorista atende a solicitação, a corrida é cancelada antes mesmo do passageiro embarcar. Além dos preços das viagens, que dispararam com a pandemia e os sucessivos reajustes no valor da gasolina e do diesel, o que só reforça que é o ônibus que atende plenamente a população.

Por que optar pelo ônibus?

Não importa o destino na Grande Vitória, sempre haverá uma linha de ônibus do Sistema Transcol que pará atender o cidadão. E isso sem qualquer distinção de local ou de passageiro. Afinal, o transporte coletivo possui rotas pré-definidas e locais de embarque e desembarque também determinados pelo poder concedente.

Além disso, a operação é feita de forma segura e responsável, com a manutenção periódica dos veículos, treinamento constante de motoristas e demais colaboradores, e limpeza padrão em toda a frota.

Veja todos os benefícios:

  • Viagens sempre confirmadas: no ônibus, o usuário tem sempre a segurança de que a corrida está confirmada, independente do trajeto, horário ou número de passageiros;
  • Obrigações legais: as empresas que operam o Sistema Transcol também precisam cumprir obrigações legais, como folha de pagamentos e gratuidades para idosos e estudantes, por exemplo, além de cumprir horários e rotas.

“Os motoristas já saem das garagens com o quadro de horários e o número da linha que irá operar. Qualquer alteração necessária é feita com antecedência, como, por exemplo, um desvio de itinerário para a realização de obras ou para atender uma demanda dos moradores. Quando há imprevistos, imediatamente o motorista comunica à empresa, que irá ajustar a programação, a fim de que a população não seja prejudicada”, explica o gerente operacional do Grupo Santa Zita, Christyan Oliveira.

  • Operação constante e segurança: os ônibus do Sistema Transcol circulam independente dos custos das empresas operadoras, como gastos com combustíveis, e receitas obtidas por viagem. E, segundo pesquisas, o coletivo ainda é mais seguro, se comparado a outros meios de transporte, como carro ou moto, que além de responderem pela maior parte dos acidentes de trânsito, demandam do passageiro elevados gastos com manutenção e combustíveis.

“Todos os ônibus do Sistema Transcol passam por revisão preventiva. Há um plano de manutenção que é seguido rigorosamente. Os veículos que apresentam defeito são recolhidos, passam por reparos e, só então, voltam a circular”, destaca o supervisor de manutenção da Unimar, Klaydson Moraes.

  • Geração de empregos: o transporte público coletivo possui compromisso com os funcionários que emprega. Por isso, as empresas operadoras do Sistema Transcol trabalham com profissionais formalmente contratados e capacitados para a função que exercem.

“Como funcionário, me sinto bastante satisfeito em fazer parte do Sistema Transcol, ter um emprego, com garantias que todo trabalhador com carteira assinada tem. Isso traz segurança para nós”, afirma Eliel Cruz, motorista de ônibus da Unimar há doze anos.

  • Manutenção e higienização periódicas: No ônibus, os clientes têm a garantia de que acontecem manutenções e vistorias periódicas. Estas últimas, inclusive, realizadas pelo poder concedente (Ceturb-ES). Além disso, nas garagens também acontecem a limpeza e a higienização, que obedecem a protocolos que são padrão para todos os carros.
Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus