Skip to main content

Implantado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o sistema se mostrou eficiente e superou as expectativas em 2022. Este ano, mais de 45 mil procedimentos foram feitos por meio da funcionalidade, que é exclusiva

De redução das filas nas lojas do GVBus, à otimização do atendimento e agilidade na liberação do cartão de passagem estudantil. Estes são alguns dos resultados da implantação do sistema online de cadastro e recadastro do CartãoGV Escolar. Criado em 2020, o sistema alterou o procedimento de realização dos cadastros – antes, totalmente presencial -, o que teve grande adesão dos estudantes, superando as expectativas do sindicato.

Só para se ter uma ideia, aproximadamente 45,9 mil alunos já fizeram o processo este ano. Este dado inclui tanto o número de cadastros quanto o de recadastros. A expectativa é que até o final do mês de abril 100% de todos os procedimentos esperados estejam concluídos.

“Nosso objetivo é facilitar ainda mais a rotina do estudante. Por isso, estamos trabalhando para aprimorar o sistema a cada ano. Hoje, por exemplo, o aluno não precisa mais separar a documentação e ir até um posto de atendimento para realizar o procedimento. Além disso, ele consegue acompanhar o status da sua solicitação e, assim, ter uma previsão de quando o cartão estará apto para uso, ou pronto para retirada no local escolhido por ele”, afirma o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Antes, todos os anos os estudantes precisavam ir até uma das lojas do GVBus para dar início e até acompanhar o processo, precisando retornar ao local em caso de inconsistências na documentação. Agora, todo o procedimento é feito exclusivamente pelo nosso site, desde o envio dos documentos, entre eles o formulário assinado e carimbado pela instituição de ensino, até a análise das informações. A mudança já estava sendo estudada desde 2019, mas ganhou força com o início da pandemia da Covid-19, já que muitos serviços passaram a ser feitos via internet para evitar aglomerações.

Para o estudante que ainda não possui o cartão, este fica pronto em até 7 dias úteis após a aprovação do cadastro. Em seguida, basta ele se dirigir ao posto selecionado no preenchimento do formulário para retirada do cartão. No caso do recadastro, dois dias úteis após a aprovação, o cartão será revalidado no primeiro uso, quando for apresentado no validador do ônibus ou nas catracas dos terminais.

Mais de 3,9 mil alunos com pendências 

Os estudantes que realizaram o cadastro ou recadastro este ano precisam ficar atentos ao status de aprovação dos dados encaminhados. Isso porque, do total de processos analisados, 3,9 mil alunos estão pendentes com alguma documentação. Destes, mais da metade, 2,1 mil, são referentes ao recadastramento.

No caso do recadastro, o prazo para concluir o envio das informações e documentos se encerra no próximo dia 31 de maio. Após este período, o aluno terá o cartão bloqueado e só conseguirá desbloquear após regularizar a situação junto ao GVBus.

A orientação é que, após finalizar o procedimento, o estudante acompanhe a análise. E isso vale para ambas solicitações. Basta acessar o site do GVBus novamente, em cadastro/recadastro, selecionar a opção “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo. O aluno receberá a informação se a solicitação foi aprovada, se está pendente ou foi negada. Em todas as situações, o aluno receberá, por meio do sistema, as orientações que deverá seguir para concluir o processo.

Apesar de ser possível realizar o recadastramento no decorrer do ano, o ideal é que ele seja feito sempre no início do ano ou período letivo, para evitar o bloqueio do cartão após o prazo.   Vale lembrar que a renovação dos cadastros é essencial para o uso e a compra de créditos dos CartõesGV do tipo Escolar, pois é por meio deste processo que será possível comprovar que o aluno continua matriculado em uma instituição de ensino.

Confira aqui todas as informações sobre como realizar o cadastramento/recadastramento.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus