Skip to main content

De 9 a 11 de agosto, o Seminário Nacional NTU 2022 reunirá, em São Paulo, renomados especialistas para debater o transporte público. A programação conta ainda com a Feira Lat.Bus Transpúblico, com diversos expositores e fornecedores do setor. Seminário está na 35ª edição

Com a pandemia de Covid-19, uma centena de sistemas de transporte de todo o País foram impactados pela interrupção parcial ou total de suas operações, resultando na profunda crise que o setor ainda atravessa e que tem causado perdas da ordem de um bilhão de reais mensais, em nível nacional. Prejuízos que persistem, na medida em que a recuperação da demanda, observada no último ano, não conseguiu ainda atingir os níveis anteriores à Covid-19 – e talvez nunca consiga.

A 35ª edição do Seminário Nacional 2022 traz debates que buscam analisar e propor soluções para a grave situação do transporte público brasileiro. O encontro tem como tema principal as “Novas regras para o transporte coletivo urbano: mais qualidade e tarifa mais acessível”. O tradicional evento do setor, que volta ao formato presencial este ano, vai se aprofundar na proposta do novo marco legal para o transporte público coletivo urbano, com foco na questão do financiamento – separação entre tarifa pública e tarifa de remuneração, subsídios e fontes extratarifárias para o custeio do serviço.

O palestrante master será o jornalista e analista de política da CNN, Iuri Pitta, com mais de 20 anos de experiência, que vai falar sobre “O transporte público nas eleições – o que pensam e querem os candidatos”, trazendo para o encontro uma avaliação do cenário político e seus reflexos para o setor, no marco das eleições de outubro.

O segundo dia do Seminário dedicará espaço para as novas tecnologias, com a programação do COLETIVO – Programa de Inovação em Mobilidade Urbana da NTU -, e painéis sobre lançamentos e tendências em tecnologias veiculares, combustíveis – do Euro 6 à descarbonização do ônibus urbano – , sistemas inteligentes de transporte (ITS), novidades sobre meios de pagamentos e muito mais.

Confira aqui a programação completa e realize sua inscrição.

Feira Lat.Bus Transpúblico

Como de costume, em paralelo ao Seminário Nacional NTU ocorre a Feira Lat.Bus Transpúblico, que reúne os principais fornecedores do setor. A participação no seminário e a visitação da feira são totalmente gratuitas. Este ano, o evento acontece no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes – São Paulo, nos dias 9 a 11 de agosto.

Programação paralela

Os eventos paralelos, dentro do mesmo espaço do Seminário Nacional NTU, ocorrem nos dias 10 e 11 de agosto. São eles:

  • 10 de agosto – ANTPCafé: “Perspectivas para o Transporte Público a partir das Eleições de 2022” e Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana;
  • 11 de agosto – Programação ABRATI / ANTTUR / FRESP e UITP.

Matéria originalmente publicada na Revista NTUrbano, n° 56, pág.12.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus