Skip to main content

Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, sancionou, no último sábado (18), lei que institui a bilhetagem eletrônica como única forma de pagamento da tarifa nos coletivos da capital.  A experiência do Sistema Transcol, que desde 2020 opera exclusivamente com esta tecnologia, foi ao ar no telejornal Bom Dia MG, da afiliada da Globo no estado.

A bilhetagem eletrônica no Sistema Transcol foi destaque na última segunda-feira (20), no telejornal Bom Dia MG, transmitido pela afiliada da Globo em Minas Gerais. A reportagem, ao vivo, com quase sete minutos de duração, mostrou como funciona a tecnologia e qual a opinião dos usuários sobre esta que, desde 2020, é a única forma de pagamento da tarifa aceita nos coletivos da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Com o sucesso da experiência capixaba, o modelo de cobrança no Transcol foi utilizado como referência pelo telejornal após a Prefeitura de Belo Horizonte, sancionar, no último sábado (18), a lei que instituiu a bilhetagem eletrônica como modalidade exclusiva de pagamento da tarifa no transporte coletivo da cidade. As concessionárias e os permissionários dos serviços de transporte público da capital mineira têm até 90 dias, a partir da data da sanção, para implementar um projeto piloto desse novo sistema, que irá permitir ao usuário, entre outras possibilidades, pagar a tarifa com o QR Code, Pix e cartão recarregável, opções, inclusive, que já estão à disposição nos passageiros no Transcol.

A reportagem – na matéria, conduzida pela repórter da TV Gazeta, Vanessa Calmon, cita algumas formas de aquisição e recarga do CartãoGV, como terminais, estabelecimentos parceiros e internet, e ainda comenta sobre a possibilidade de pagar a tarifa via QR Code, pelo celular, no caso de o passageiro estar sem o cartão de passagem físico em mãos, como um turista, por exemplo.

Prefeitura de BH sancionou lei que institui a bilhetagem eletrônica como única forma de pagamento nos coletivos. Sistema existe desde 2020 no Transcol

Reportagem foi ao ar no Bom Dia MG

A reportagem também aborda como os cobradores foram reaproveitados pelo sistema, com a implantação da bilhetagem eletrônica, quando parte destes profissionais passaram a atuar na comercialização de créditos do CartãoGV dentro e fora dos coletivos. Outro ponto citado foi o sistema de conexão temporal, que permite ao passageiro realizar um segundo embarque, dentro de um tempo pré-determinado e em linhas específicas, pagando apenas uma única tarifa.

A repórter também quis saber de uma passageira que estava dentro do ônibus, o que ela acha do sistema de bilhetagem eletrônica para pagamento da tarifa. “É muito bom, traz mais segurança ao usuário, que não precisa mais manusear o dinheiro para passar na roleta”.

Assista aqui a reportagem completa.

Bilhetagem eletrônica começou há 16 anos – A retirada do dinheiro a bordo, em maio de 2020, foi uma das medidas implementadas pelo Governo do Estado para diminuir o risco de contágio pelo novo coronavírus. Apesar disso, a bilhetagem eletrônica já existe desde 2007 nos ônibus do Sistema Transcol, uma modernização necessária para a implantação do CartãoGV, o bilhete único metropolitano.

Inicialmente, a mudança atingia apenas beneficiários do vale-transporte e do passe-escolar, e posteriormente, foi lançado o Passe Fácil, cartão que poderia ser utilizado por qualquer pessoa.

Com a implantação do bilhete único metropolitano, todos os dados do usuário, incluindo os créditos existentes, migraram para o novo sistema, sem que o passageiro precisasse trocar o cartão, uma operação inédita no país. Com o passar do tempo, as pessoas se adaptaram ao formato e, hoje, ela é única forma de pagamento aceita dentro dos coletivos na Grande Vitória.

Onde e como adquirir créditos – Existem mais de 250 pontos de venda espalhados pela Grande Vitória, incluindo estabelecimentos comerciais, máquinas de autoatendimento instaladas nos shoppings e terminais de integração do Sistema Transcol, além dos agentes de vendas e das lojas do GVBus. Os locais são uma opção para quem prefere adquirir os créditos do cartão de passagem de forma presencial. E é possível pagar a recarga tanto em dinheiro, quanto via cartões de crédito e débito, dependendo do ponto de venda.

Já quem prefere recarregar o cartão de passagem de forma online, pode baixar um dos os aplicativos disponíveis (UUDI, Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) pelo celular e efetuar a compra.

Há, ainda, outra forma de pagamento da tarifa que dispensa o uso do cartão físico. Trata-se do QR Code no validador do ônibus, pelo app Kim, no celular. É preciso realizar um cadastro e, após o pagamento, gerar os códigos que serão usados para embarque nos coletivos. Dentro do ônibus, é preciso apenas apresentar o QR Code na tela do celular junto ao validador que a catraca é liberada.

Confira aqui as formas de pagamento para embarque no Sistema Transcol. Todos os pontos de venda de créditos do CartãoGV estão disponíveis no site do CartãoGV.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus