Skip to main content

Os testes vão avaliar a viabilidade técnica, mas não é garantido que o Sistema Transcol irá adotá-lo

Começou a circular o ônibus de 15 metros que será testado pelo Sistema Transcol. O objetivo da Ceturb-ES e do GVBus é testar de viabilidade técnica do modelo, que está em circulação em todo o Brasil. O coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que é muito caro e possui custo de manutenção muito alto.

A linha escolhida foi a 503, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras – Terminal Vila Velha, via Reta da Penha e Avenida Carlos Lindenberg.

Leia também: NTU pede política para o diesel ao governo

Por ser muito longo, os testes com o ônibus incluem verificar em quais locais e lugares ele pode rodar, já que dentro dos bairros as ruas são estreitas para determinadas curvas. A capacidade é de 115 passageiros sentados e em pé. Os articulados comportam 125 passageiros sentados e em pé, já o convencional 78 no total.

Apenas testes

Importante destacar que os poucos ônibus desse modelo que estão rodando no Brasil, são todos da própria fábrica e são unidades de teste. Eles não foram vendidos para as empresas de ônibus. Também é importante ressaltar que não significa que o Sistema Transcol irá adquirir esse modelo.

Transcol

O Sistema Transcol transporta uma média de 14,1 milhões de passageiros por mês, sendo percorrido 8,9 milhões de quilômetros.

Fonte: Ceturb-GV

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus