Skip to main content

Números atualizados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) demonstram a importância deste meio de transporte para a sociedade brasileira

Segundo levantamento realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU) no primeiro semestre de 2019, o transporte público por ônibus atende mais da metade dos municípios brasileiros, (correspondendo a um terço da população) e é o meio de transporte mais seguro, sendo responsável pelo menor índice de mortes no trânsito.

Com uma frota estimada em mais de 107 mil veículos, distribuídos por mais de 2.900 municípios brasileiros, os ônibus são responsáveis por mais de 85% das viagens de transporte coletivo no país. O Brasil conta hoje com mais de 1.800 empresas operadores que geram mais de 400 mil empregos diretos, sendo que cada veículo em circulação emprega em média 4,1 pessoas.

Com relação aos projetos de priorização do transporte público por ônibus, o país aponta números robustos que apontam para um forte crescimento do setor. Existem hoje 210 projetos em operação, mais 92 em obras e outros 160 em fase de estudos. Considerando os corredores de ônibus, as faixas exclusivas e os BRTs, teremos em breve um acréscimo de 120% de projetos em operação, mais do que dobrando os números do cenário atual.

Transporte seguro

Segundo dados do Ministério da Saúde, os ônibus representam o meio de deslocamento mais seguro do país. Apenas uma em cada 200 mortes no trânsito, ou seja, 0,48% do total são atribuídas aos passageiros de ônibus. E mesmo no caso de acidentes de trânsito com feridos, o modal fica muito atrás dos números apresentados por motocicletas, automóveis, pedestres e até ciclistas, sendo, portanto reconhecido como o meio de transporte mais seguro a seus usuários.

Texto extraído da revista Mundo Volksbus, ano 10 – edição nº 32

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus