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Em 2017, o Serviço Especial Mão na Roda realizou 113,7 mil viagens. O sistema é um dos poucos do Brasil que oferece esse tipo de serviço, que atende a mais de 3.300 usuários

Só quem depende de cadeiras de rodas sabe como é difícil sair de casa e encarar as barreiras da falta de acessibilidade nas ruas e locais públicos. Porém, na Grande Vitória, os cadeirantes contam com o Serviço Especial Mão-na-Roda (Semar), que ajuda na locomoção, levando e buscando os usuários cadastrados de forma gratuita para o trabalho, consultas médicas, lazer, entre outros.

Sandra Moura Gambarini é um dos mais de 3,3 mil usuários cadastrados no sistema, que funciona desde 2000. Ela ficou paraplégica após contrair poliomielite quando tinha um. A aposentada conta que antes de ser beneficiária, apesar da acessibilidade dos coletivos, tinha dificuldades para se transportar, pois depende da ajuda de outras pessoas.

“Quando eu era criança era muito mais difícil. Naquela época, nem todos os ônibus eram acessíveis. Hoje, se preciso uso o convencional, mas devido ao atendimento dado pela equipe do Mão na Roda e pela minha necessidade, escolhi esse último, que me dá mais segurança”, explica.

Cadastrada desde o começo, Sandra usa o Semar para ir ao médico, para tarefas cotidianas e para o lazer. “Eu canto no coral da Prefeitura de Vila Velha. Se não fosse o serviço, participar da equipe seria mais difícil. Eu indico para todos. O atendimento é excelente”, garante.

O diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, lembra que, mesmo com 100% da frota do Sistema Transcol acessível conforme a legislação exige (todos os 1.423 ônibus circulantes são adaptados para transportar pessoas com deficiência) e com 99,81% dos coletivos com elevador na porta do meio, manter o Mão na Roda garante o transporte e dá mais conforto aos usuários.

“O Mão na Roda é um dos poucos do Brasil que oferece esse tipo de serviço. A partir de 2010 ele passou a ser operado pelo Consórcio Cidadania. Só em 2017 realizou 113,7 mil viagens, o que mostra sua importância”, salienta.

Cadastramento

Para se cadastrar, o usuário liga para a central de atendimento (0800 038 7077) e realiza um pré-cadastro, como explica o coordenador do Consórcio Cidadania, Erick Costa de Azevedo.

“Nesse primeiro momento, o cadeirante apresenta RG, CPF e endereço completo com ponto de referência. Depois é submetido a uma perícia. Com o cadastro aprovado, o passageiro já estará habilitado para usar o serviço”.

Segundo o coordenador, pode solicitar o serviço os passageiros com deficiência motora, temporária ou permanente, que utilizam cadeira de rodas. Erick explica que os beneficiários do Semar têm direito a um acompanhante, também de forma gratuita.

“Nós atendemos a viagens fixas e eventuais. As primeiras são aquelas em que a localização, destino e horário do compromisso são fixos no decorrer do mês ou ano. Nesses casos podem ser solicitadas a partir do primeiro dia útil do ano e são incluídas após análise e encaixe na programação dos veículos”, explica.

As eventuais são as de frequência esporádica, cujos destinos e horários são variados. Nesse caso, a solicitação dever ser feita com 48 horas de antecedência e confirmada no dia anterior à viagem, conforme critérios de prioridades: tratamento de saúde; educação especial e comum; trabalho; lazer e esporte, e outros motivos como supermercado, banco, igreja e outros.

O Semar conta com 25 coletivos exclusivos e motoristas próprios, que recebem treinamento específico para transporte de passageiros com deficiência. É o caso de Jetúlio José Jesus da Silva. Ele trabalhava como fiscal do Transcol, mas há 7 anos mudou de profissão e garante que é feliz com o que faz. “É uma satisfação muito grande trabalhar no Mão na Roda. Além de ajudar, acabamos virando amigos de alguns passageiros”, comemora.

Saiba mais

– O Serviço Especial Mão na Roda pode ser solicitado por pessoas com deficiência motora, temporária ou permanente que utilizam cadeira de rodas

– Para se cadastrar é preciso entrar em contato com a CASEM (Central de Atendimento do Serviço especial Mão na Roda), pelo número 0800 038 7077 e realizar um pré-cadastro, apresentando RG, CPF e endereço completo com ponto de referência. Posteriormente, o cadeirante será submetido a uma perícia

– Ao todo, o Mão na Roda atende a 3.326 usuários

– Em 2017 foram programadas 113.702 viagens. Média de 9475 viagens/mês

– O serviço conta com uma frota exclusiva de 25 microônibus, sendo 23 operando e 02 reservas

– Os motoristas também são exclusivos para esse serviço e passam por um treinamento para transporte de passageiros com deficiência e acessibilidade

Comunicação GV Bus

Autor Comunicação GV Bus

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