Skip to main content

A 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, no Palácio Anchieta, em Vitória. O Sistema Transcol, considerado experiência de sucesso em mobilidade, será destaque em painel de abertura do encontro, com participação do membro do Comitê Executivo do GVBus, Murilo Lara

Após dois anos em formato virtual devido à pandemia do coronavírus, a Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, volta a acontecer de modo presencial. Desta vez, Vitória foi a cidade escolhida para receber o evento. O encontro, que está na 19ª edição, será realizado no Palácio Anchieta, e reunirá autoridades e empresários do setor do transporte público nacional e de outros países.

A Assembleia UITP 2022 busca discutir as tendências globais de mobilidade no contexto da América Latina, com foco nas inovações tecnológicas, sobretudo os impactos em termos de integração, operação de sistemas multimodais, políticas de financiamento, contratos, sistemas de pagamento e plataformas de serviços.

O Sistema Transcol terá destaque na programação, com o primeiro painel do encontro, intitulado Região Metropolitana da Grande Vitória, uma história de mobilidade de sucesso.  Na ocasião, será apresentado o modelo de gestão e planejamento – baseado na melhoria da qualidade ambiental, segurança rodoviária, competitividade e investimento em tecnologia, principalmente da informação – utilizado pelas empresas operadoras, em parceria com o poder público, para promover a melhor relação entre mobilidade e os municípios atendidos pelo sistema.

Participam do painel, o membro do Comitê Executivo do GVBus, Murilo Lara, o especialista em Marketing e Comunicação, Roberto Sganzerla, além do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

A Assembleia contará, ainda, com as presenças do Governador Renato Casagrande, que fará o pronunciamento de abertura, seguido de Mohamed Mezghani, secretário-geral mundial da UITP e Ester Litovsky, presidente UITP Divisão América Latina. Ainda pela manhã, no primeiro dia, o diretor sênior de Crescimento Global da UITP, Kaan Yildizgoz, fará uma conferência sobre o empenho do transporte público em promover um futuro mais inclusivo, mais verde e mais conectado para a mobilidade urbana em todo o mundo.

Acesse aqui a programação completa e faça sua inscrição.

Confira a programação:

PRIMEIRO DIA (10/11)

Desenvolvimento das sessões

No restante da manhã e no período da tarde, serão desenvolvidas quatro sessões de debate. Com abertura do engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes, membro honorário da UITP, ocorrerá a Sessão 1 – A dimensão social e econômica para o desenvolvimento da mobilidade. Participam Fabio Silveira Ribeiro – executivo de Desenvolvimento de Negócios da CCR; Nicolas Rosales, presidente da Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM); Paulo Labate, assistente da Diretoria de Operações do Metrô de São Paulo, e Maína Celidonio, secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro.

A Sessão 2 – Inovação em mobilidade e impacto a curto prazo pretende ouvir atores estratégicos da inovação durante o período da pandemia. A abertura do painel estará a cargo de Stéphane Espinasse, dirigente da IVECO Bus (a confirmar). Participarão Rafael Teles, diretor de Produtos da Transdata; Romano Garcia, diretor para a América Latina da Goal System; Bruno Maximino, engenheiro civil da Scipopulis; Luiz Eduardo Lozer, diretor técnico Geocontrol  e representantes da Mercedes Bens (a confirmar), MarcoPolo (a confirmar) e Start ID (a confirmar).

Após o almoço e visita técnica ao Palácio Anchieta, será desenvolvida a Sessão 3 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto na mobilidade, que busca uma visão global das políticas de desenvolvimento urbano, análise institucional e questões de investimento e eletrificação. Participarão: Paola Tapia, diretora de Transporte Público Metropolitano – Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile; Leonardo Cordeiro, sócio do escritório de advocacia Cordeiro & Lima; Milena Braga Romano, CEO da Eletra, e representantes do Metro de Medellin (TBC) e VG Mobility – Chile (a confirmar).

Uma sessão de quinze minutos estará dedicada à Apresentação de Documentos de Recomendações para Mobilidade UITP.

A Sessão 4 – Impacto das políticas de gênero e diversidade – mulheres na mobilidade vai procurar estabelecer um balanço do que aconteceu nos últimos anos para identificar os desafios a serem enfrentados quanto a este tema. A abertura da sessão será realizada por Jaqueline Moraes, vice-governadora do Estado. Participarão Seiva Emanuel, especialista de Relações Institucionais do Metrô do Rio de Janeiro; Milena Braga Romano, diretora-executiva da Next Mobilidade; Andrea Contreras, chefe da Secretaria Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), e representante da Metropol (a confirmar).

Em seguida haverá a sessão encerramento do encontro.

REUNIÃO DE MEMBROS AMÉRICA LATINA

O último segmento do primeiro dia dos trabalhos será a Reunião de Membros da América Latina, UITP – Divisão América Latina. Nessa oportunidade, serão apresentados os novos membros e desenvolvidos os temas Equilíbrio de atividades e resultados e Programa de Melhores Práticas de Mobilidade. Por fim, haverá a eleição do Corpo Executivo (2023 – 2025). Mais tarde, haverá jantar comemorativo.

SEGUNDO DIA (11/11)

Pela manhã, estão previstas visitas técnicas à Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, às obras do Aquaviário, a ao terminal de integração e demonstração do sistema de pagamento eletrônico.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus