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A venda dos créditos dentro dos coletivos será apenas para pagamentos via cartões de crédito e débito. Cerca de 1.200 cobradores voltam a trabalhar no dia 14 de fevereiro, nos ônibus sem ar-condicionado, convencional ou articulado, de segunda a sexta-feira, durante os horários de pico de manhã e à tarde

Afastados desde maio de 2020, com a retirada do dinheiro a bordo devido à pandemia, os cobradores do Sistema Transcol irão retornar aos postos de trabalho, desta vez, para atuar nas recargas do CartãoGV Cidadão dentro dos coletivos. A comercialização será apenas para pagamentos via crédito ou débito. Inicialmente, os profissionais passarão por um treinamento, a partir desta terça-feira (1). A previsão é que eles voltem a trabalhar oficialmente no próximo dia 14 de fevereiro.

O retorno da categoria será nos coletivos sem ar-condicionado, convencional ou articulado. Os cobradores irão atuar de segunda a sexta-feira, durante os horários de pico nos períodos da manhã e da tarde.

Vale ressaltar que as demais opções de recarga continuam à disposição dos passageiros. São elas: pelos aplicativos Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim+; nas máquinas de autoatendimento (ATMs) instaladas nos shoppings, no Masterplace Mall, aeroporto, Rodoviária de Vitória e nos terminais de integração. Nesses últimos também é possível recarregar nas roletas, com os agentes de vendas e nas lojas do GVBus. Há, ainda, os estabelecimentos parceiros, como farmácias, lojas e outros tipos de serviço, localizados em pontos estratégicos e de maior demanda, além do MobiGV, a van itinerante. Ao todo, contando com ATMs, lojas, parceiros e com o MobiGV, já contamos com cerca de 160 locais de venda.

Mais da metade da categoria foi requalificada ou aderiu ao Plano de Demissão Voluntária

Durante o período em que permaneceram afastados, os cobradores receberam os salários e benefícios integralmente e em dia. Uma parte da categoria, entretanto, foi reaproveitada em outras funções dentro das próprias empresas, ou aderiu ao Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Dos cobradores que integravam o Sistema Transcol em 2019, mais da metade (60%) foi contemplada pelo acordo que prevê a requalificação ou demissão voluntária. Desses, a maioria foi requalificada ou promovida e absorvida pelas operadoras em outras funções.

A partir de 2019, o Sistema Transcol incorporou novas tecnologias de bilhetagem eletrônica e, com a chegada dos novos ônibus, com ar-condicionado e sem o posto de cobrador, um acordo firmado entre a categoria e os consórcios operadores, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), estipulou regras para que o processo de renovação de frota e de incorporação das melhorias tecnológicas não gerasse demissões no Sistema. Dessa forma, nenhum cobrador que estava no sistema à época do acordo foi demitido.

O acordo firmado em 2019 foi estendido a todos os cobradores do Sistema Transcol e prevê que, em caso de requalificação, o colaborador passa a contar com 20 meses de estabilidade. Já aqueles que optarem pelo PDV têm direito a todas as verbas rescisórias, seis meses de plano de saúde e mais três meses de vale-refeição.

Entre os cobradores requalificados, foram preenchidas vagas nas funções de motorista, fiscais, auxiliar de tráfego, porteiros, manutenção, além da área administrativa.

Além das requalificações promovidas pelo Sistema Transcol e do PDV, a categoria teve a oportunidade de participar do Programa CNH Requalifica, lançado em 2021 pelo Governo do Estado, por meio da Semobi e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A iniciativa exclusiva para cobradores do Transcol permite que estes profissionais obtenham sua habilitação (Categoria A B ou AB), a fim de aproveitarem novas oportunidades de requalificação dentro ou fora do Sistema. A previsão é de que sejam concedidas 1500 CNHs até o fim de 2022.

Com informações da Semobi.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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