Skip to main content

Chance de qualificação para cobradores busca justamente dar outra oportunidade de trabalho para esses profissionais

O curso Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros oferecido pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) busca justamente dar outra oportunidade de trabalho para esses profissionais. Lançado em 2018, o projeto já está em 46 cidades brasileiras e no Distrito Federal, tendo aberto 10.500 vagas desde a sua criação; 6.653 cobradores já receberam a CNH categoria D (motorista de ônibus).

Para Nicole Goulart, executiva nacional do SEST SENAT, o projeto tem o propósito de contribuir para a manutenção da empregabilidade desses trabalhadores. “A iniciativa forma novos motoristas qualificados para o transporte coletivo urbano de passageiros. O transporte está mudando e o SEST SENAT acompanha essas transformações, preparando esses profissionais para o futuro do setor”, afirma. Segundo ela, a função de motorista tem remuneração média 40% superior à dos cobradores.

Leia também: Novo momento e oportunidades para os cobradores

Quem está na função e fez o curso enxerga como uma oportunidade de melhorar a vida profissional. É o caso do cobrador Carlos Roberto Santos, 53, de Brasília (DF), que, sabendo da necessidade de adaptação às mudanças do setor, fez o curso em abril deste ano. Aprovado e com a carteira de motorista em mãos, ele está preparado para um futuro na empresa em que trabalha. “Eu tive pressa. Já temos o BRT e a promessa do VLT. É questão de tempo para o posto de cobrador não existir mais em Brasília. Já estou preparado para esses novos tempos”, conta.

Já a cobradora Ana Rita Oliveira, 43 anos, admite que cedo ou tarde seu trabalho se tornará obsoleto. “A mão de obra humana tem sido substituída pela tecnologia em muitas áreas. Nos ônibus vai acabar acontecendo”, diz Ana Rita. Em 2018 ela iniciou, com o auxílio da empresa em que trabalha, um curso técnico em enfermagem.

Texto publicado na Revista NTUrbano ed. 40 – Julho/Agosto 2019, página 39.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus