Chegaram os ônibus com ar-condicionado!

Por junho 27, 2019Acontece, Capa
Os veículos com ar-condicionado vão operar as linhas troncais, aquelas que ligam terminal a terminal

Coletivos com ar-condicionado estão dentro das normas de acessibilidade e já vêm com o sistema wifi. Eles vão operar nas linhas troncais, que ligam terminal a terminal, e aceitarão apenas o Bilhete Único Metropolitano como forma de pagamento

As empresas que operam o Sistema Transcol, em parceria com o Governo do Estado, entregaram os primeiros 20 ônibus com ar-condicionado que passam a integrar a frota do Sistema Transcol nos próximos dias. A aquisição faz parte do processo de modernização do sistema de transporte e de renovação de frota com ônibus climatizados.

Até o final deste ano serão entregues 100 veículos 0 km com ar-condicionado, totalizando 600 até 2022. Esses veículos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal), e não terão linha fixa. A última entrega de novos veículos ao Sistema Transcol foi feita em 2014.

A solenidade foi realizada na Praça do Papa, em Vitória, nesta quarta-feira (26), com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e do diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, além de empresários e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de  Vitória – GVBus.

Para o governador, esta entrega representa um marco no sistema de transporte coletivo da região Metropolitana: “Estamos iniciando uma mudança na qualidade do transporte, pois tomamos a decisão, no início do ano, do cumprimento do contrato, que ficou por quatro anos sem renovar nenhum ônibus. Montamos um sistema para dar mais qualidade ao usuário, com o aplicativo que indica os horários e o wifi com entretenimento. Os veículos entregues são fabricados em São Mateus, gerando emprego em toda a região e espero que os próximos ônibus que virão também sejam feitos no Estado”.

Casagrande também comentou sobre o desafio da segurança pública. “Temos um desafio no transporte coletivo que é continuar enfrentando o problema da insegurança. É bom registrar que estamos reduzindo os crimes nos ônibus. Este ano, entre janeiro e junho, foram 102 ocorrências a menos que no mesmo período do ano passado”, afirmou.

O secretário Fabio Damasceno, que esteve à frente última entrega de ônibus novos ao Sistema Transcol, afirmou que esta é uma ação importante para a pasta. “Quatro anos depois, recebemos o sistema deteriorado, com queda de passageiros e receita, além de ônibus envelhecidos. Decidimos virar a página, retomar a gestão eficiente do contrato para modernizar o Sistema Transcol. Essa é a primeira entrega para renovação da frota”, assegurou.

O diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, afirmou que “esses carros representam o retorno de investimento no Sistema Transcol para que possamos oferecer mais conforto para o nosso usuário”.

A aquisição dos veículos está sendo feita pelos consórcios Sudoeste e Atlântico Sul, que operam o Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória (Transcol). A medida faz parte de uma série de melhorias que estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, em conjunto com as empresas operadoras, para modernizar e melhorar a qualidade do transporte coletivo da Grande Vitória.

“Estamos trabalhando desde 2018 na modernização do Transcol, com a implantação de um novo sistema de bilhetagem, que está 98% já concluído. A entrega dos coletivos com ar-condicionado é mais uma etapa desse processo, e em breve teremos outras novidades, com a ampliação da rede de venda de créditos e atendimento ao cliente”, comemora o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Os 20 veículos entregues nesta quarta-feira foram produzidos pela fábrica da Marcopolo, em São Mateus, bem como a maior parte da frota que será adquirida este ano. A empresa utiliza mão de obra capixaba, gerando emprego e renda no Estado. Quase metade do financiamento para a aquisição destes veículos foi feita pelas operadoras do sistema com o Banestes.

“É uma grande honra para o Banestes fazer parte dessa importante iniciativa de renovação da frota de ônibus do Sistema Transcol, em prol do conforto e atendimento das necessidades da população capixaba, a partir da execução do financiamento para os consórcios Atlântico Sul e Sudoeste. O Banestes é o banco dos capixabas e atua com foco em contribuir com o desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou José Amarildo Casagrande, diretor-presidente do banco.

Embarque com Cartão

Para embarcar nos novos veículos com ar condicionado, o usuário precisa ter um cartão da bilhetagem eletrônica. A ação vai trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que elimina o dinheiro dentro coletivo.

“O bilhete eletrônico é a ferramenta que torna a integração possível. Então é muito importante que quem ainda não utiliza nenhum tipo de cartão, passe a utilizar. Para isso, também vamos pulverizar pontos de venda de bilhetagem eletrônica, inclusive com plataforma on-line para compra de créditos”, explicou o secretário Fábio Damasceno.

Após a entrega de ontem, os veículos com ar-condicionado passarão por um processo de vistoria e emplacamento para começar a circular nas próximas semanas.

Dados sobre o Sistema Transcol

Frota: 1.400 veículos
Viagens/dia: 12 mil
Passageiros transportados/dia: 570 mil
Número de linhas: Cerca de 300

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus

Deixe um comentário