Skip to main content

A principal manifestação da doença é a presença de um nódulo fixo e indolor no seio. Além do autoexame, cuidar da saúde também reduz o risco de incidência

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, depois do câncer de pele. São 66 mil novos casos e 18 mil mortes por ano. Os números assustam! Mas a boa notícia é que um em cada três casos da doença pode ser curado se for descoberto logo no início. É o que aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Segundo o Instituto, o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. No entanto, todas as mulheres, independente da idade, devem fazer o autoexame. A maior parte dos cânceres de mama, inclusive, é descoberta pelas próprias mulheres. Homens também podem ter a doença, mas é mais raro (apenas 1% dos casos).

O Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrar que a prevenção deve acontecer o ano todo! E isso vai além do autoexame. Cuidados com a saúde, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, também reduzem o risco da doença.

A importância do diagnóstico precoce

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los de forma precoce traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Por isso, a importância do autoexame.

Olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia. Em caso de alterações suspeitas ou persistentes, a orientação é procurar o Posto de Saúde.

Além disso, é recomendado que as mulheres façam exame de rotina, o que pode identificar o câncer antes de os sintomas aparecerem. Para mulheres de 50 a 69 anos, o indicado é realizar uma mamografia a cada dois anos. Já a mamografia diagnóstica, que é o exame voltado para avaliar uma alteração suspeita na mama, pode ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.

Fique atenta a estes sinais e sintomas do câncer de mama e procure um médico caso identifique algum deles:

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
  • Alterações no bico do peito (mamilo). Retração ou afundamento de um ou dos dois mamilos são sintomas de tumores nas mamas.
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

*Informações extraídas da 6ª edição da cartilha do câncer de mama, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus