Skip to main content

Ex-cobrador e motorista de ônibus, José Ribeiro conciliou o trabalho na empresa Unimar com a faculdade de Odontologia. O apoio da família e da empresa foram fundamentais para a conquista do primeiro lugar em processo seletivo para cirurgião-dentista.

Foram dez anos de serviços prestados na empresa Unimar. Indicado pelo pai, também funcionário e motorista de ônibus, José Ribeiro começou a trabalhar na empresa com 23 anos de idade. Inicialmente, atuou como cobrador nos coletivos e em pouco tempo se tornou motorista no Sistema Transcol, função que exerceu até o dia 9 de abril deste ano, quando foi convocado para trabalhar como cirurgião-dentista na cidade de Irupi, na Região do Caparaó.

José conquistou o primeiro lugar em um processo seletivo para contratação de profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde. O certame foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e contou com apenas duas vagas para o município. Foi a segunda vez que ele participou do processo seletivo. Na primeira, no início deste ano, havia apenas quatro vagas, mas ele ficou na sexta colocação.

“Por mais difícil que seja, corrido, sofrido, chegando em casa cansado, ao final, vale à pena todo o esforço de você correr atrás e se formar, conseguir a aprovação”, destacou José.

A história de superação do ex-motorista de ônibus teve início ainda na Unimar, quando ele decidiu entrar no curso de Farmácia. Morador de Cariacica, na época, acordava todos os dias às 4 horas para conseguir chegar às 5h30 na empresa, localizada na Serra, rotina que acompanhou José até a data da convocação no processo seletivo.

Motorista_dentista_familia

Incentivo da família e da empresa

Casado e pai de uma menina de 10 anos, o ex-motorista de ônibus e agora cirurgião-dentista contou com o incentivo da família para realizar o sonho de trabalhar na área da saúde.

“Minha irmã é engenheira elétrica e me incentivou a fazer o ENEM. Fiz a prova em 2014 e com a pontuação consegui uma bolsa de estudos de 50% por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). Comecei cursando Farmácia, mas em poucos meses percebi que queria mesmo era odontologia e fiz a transferência”, contou José.

Parte da mensalidade do curso de Odontologia era custeada pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação. O restante, José pagava com o que ganhava como motorista. 

Para conciliar trabalho e faculdade, contou ainda com o apoio da empresa, que flexibilizava horários. 

“Sempre que precisava, a Unimar me liberava mais cedo, trocava meu turno de trabalho”, lembrou o ex-motorista.

Oportunidade de crescimento na Unimar

Como funcionário, José Ribeiro sempre foi comprometido e exemplar. A afirmação é do gerente de tráfego, Elizeu da Conceição. Segundo ele, a empresa procura identificar e incentivar tais condutas.

“José era bastante comprometido. Entrou na escolinha de  formação de motorista de ônibus, que a empresa oferece, e de cobrador evoluiu para manobreiro e motorista de ônibus urbano . Ele agarrou a oportunidade que a Unimar ofereceu. O crescimento do trabalhador junto com a empresa é um dos valores da Unimar”, destacou Elizeu.

Além da escolinha de formação de motorista de ônibus, que é disponibilizada de forma  gratuita, a Unimar oferece também um programa de subsídio escolar, que consiste em arcar com até 50% do valor da mensalidade de uma faculdade.  Para participar, além do tempo mínimo de 01 ano na empresa, o curso escolhido tem de estar ligado à atividade da empresa.  Cursos como Ciências Contábeis, Administração de Empresas  e Direito são alguns desses cursos.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus