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Treinamentos buscam garantir um serviço de qualidade e excelência aos usuários do Sistema Transcol, além de promover o desenvolvimento profissional dos funcionários

Com o objetivo de aprimorar o atendimento e a eficiência operacional, as empresas do Sistema Transcol têm apostado em programas de treinamento de sua equipe de colaboradores. Todas as áreas são contempladas, desde a capacitação técnica específica para motoristas e funcionários do setor de manutenção de veículos, até cursos de atendimento ao cliente e orientações sobre gestão operacional.

Alguns desses treinamentos são realizados em parceria com instituições especializadas, como o  Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Motoristas, cobradores, fiscais de terminal, assistentes de Tráfego, manobreiros e porteiros são o público-alvo.

Ao manter os profissionais qualificados, as capacitações contribuem para tornar transporte público mais seguro e confortável.

“O investimento não só aprimora as habilidades técnicas dos colaboradores, mas também promove um ambiente de trabalho mais motivador e engajado. Ao oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento, nós buscamos valorizar os funcionários, para que eles estejam preparados para lidar com as demandas do transporte público moderno e, assim, prestar um serviço cada vez mais eficiente ao nosso cliente” destaca o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.

Treinamentos buscam garantir um serviço de qualidade e excelência aos usuários do Sistema Transcol, além de promover o desenvolvimento profissional dos funcionários
Colaboradores da Viação Satélite em curso de atendimento ao usuário

Turmas chegam a reunir quarenta participantes

Entre os colaboradores, a adesão aos treinamentos é bastante positiva. “Há turmas que chegam a reunir de trinta a quarenta funcionários. E todos são muito participativos”, afirmou Dário Antônio Damasceno, encarregado de tráfego na Viação Satélite.

Os profissionais recebem diversas orientações para serem colocadas em prática no dia a dia de trabalho, como noções de “atendimento ao cliente”, “operação e manutenção de ar-condicionado”, além “direção defensiva e educação para o trânsito”, só para citar alguns dos cursos ofertados pelas empresas.

Colaboradores da Viação Satélite participam de treinamento de operação e manutenção de ar-condicionado

A Viação Praia Sol e a Vereda Transporte também estão entre as operadoras do Sistema Transcol que investem constantemente na qualificação de suas equipes. É o caso do treinamento de direção defensiva oferecido aos motoristas pelo Departamento de Tráfego, com instrutor do SEST SENAT.

“Hoje, o motorista que se envolve em acidente, por exemplo, é retirado da linha, passa por um período de reciclagem com o nosso instrutor, dentro da empresa, e, após isso, nós acionamos um instrutor do SEST SENAT, que irá ministrar a parte prática, acompanhando o colaborador e reforçando com ele o que foi passado em sala de aula, inclusive questões relacionadas diretamente ao acidente, e o que o motorista poderia fazer de diferente para evitar a colisão em que ele se envolveu”, destacou o Supervisor de Tráfego na Praia Sol e na Vereda, Thiago Roberto da Silva.

Treinamento de direção defensiva realizado em parceria com o SEST SENAT na Viação Praia Sol e Vereda Transporte

Na Unimar Transportes, a qualificação dos colaboradores tem como foco, sobretudo, a obtenção de resultados.

“Capacitar a mão de obra é fundamental para o êxito no desempenho das atividades. E os resultados são vários: melhor capacitação técnica, eficiência nas habilidades esperadas; desenvolvimento do senso crítico dos empregados para as habilidades comportamentais e técnicas; e para prover segurança e conforto, bem como uma operação mais humanizada ao usuário final”, ressaltou Jaime Ribeiro, motorista instrutor na empresa.

Treinamentos buscam garantir um serviço de qualidade e excelência aos usuários do Sistema Transcol, além de promover o desenvolvimento profissional dos funcionários
Treinamento com simulador de direção na Unimar

No Grupo Santa Zita, os treinamentos fazem parte da própria política da empresa. Com um trabalho bastante voltado à saúde e segurança do trabalho, as empresas Nova Transportes e Santa Zita investem em capacitações que vão desde às atualizações na legislação de trânsito, noções de direção defensiva, além de práticas de atendimento ao cliente. As ações acontecem o ano inteiro.

Capacitação para instalação da linha de vida no Grupo Santa Zita. Segurança para trabalho em altura

O mesmo acontece na Viação Grande Vitória. “Realizamos treinamentos com os nossos motoristas, com foco na condução econômica e direção defensiva e preventiva. As ações são realizadas com uma entidade externa e em sala de aula. Atualmente, os nossos motoristas instrutores estão realizando treinamento na prática, junto aos motoristas, reforçando essas orientações, além de observar o motorista no dia a dia, dentro do ônibus”, cometoou a Gerente de Recursos Humanos da empresa, Almira Tozzi.

Treinamentos buscam garantir um serviço de qualidade e excelência aos usuários do Sistema Transcol, além de promover o desenvolvimento profissional dos funcionários
Colaboradores em qualificação na Viação Grande Vitória

No Sistema Transcol, o colaborador tem lugar de destaque. Valorizar o cidadão é o nosso maior compromisso.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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