Ações acontecem em todo o Brasil, a fim de conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro. O ônibus está entre os meios de transporte que menos se envolvem em mortes no trânsito, segundo o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
Eu sei o caminho da mobilidade sustentável! Foi com essa mensagem que o GVBus deu início à série de postagens educativas em decorrência da Semana Nacional do Trânsito. A campanha, que em 2023 tem como tema “No trânsito, escolha a vida”, é realizada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro.
O objetivo é conscientizar a população para um trânsito mais seguro. São vários órgãos e entidades envolvidos nas ações, que acontecem por todo o Brasil.
Na Região Metropolitana da Grande Vitória, parte da frota do Sistema Transcol ganhou um busdoor, espécie de mídia afixada na traseira do ônibus, na parte externa, a fim de divulgar a campanha.
Já nas redes sociais, além da postagem que abriu a semana, outras duas publicações estão previstas para os próximos dias, no Instagram (@passageirocidadao), Facebook, Twitter e LinkedIn do GVBus.
“Esse é o momento de intensificar as ações na busca de um trânsito mais seguro, para alertar a sociedade que cada um é responsável pela segurança nas vias, seja motorista, ciclista, motociclista, passageiro e pedestre. E assim como nos anos anteriores, o GVBus abraça a causa”, destacou o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.
Ônibus estão entre os modais mais seguros; motos lideram mortes
Os acidentes de trânsito são a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). E os ônibus estão entre os modais que menos se envolvem em mortes no trânsito, é o que afirma o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
A informação leva em conta a base de dados consolidada do DataSUS (Sistema de Informações de Mortes) para o ano de 2021, disponibilizada pelo Ministério da Saúde.
No Espírito Santo, até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito, o que representa mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas. E das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas. Os dados são do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo.
Confira aqui a íntegra dos dados do Observatório.
A Semana Nacional do Trânsito tem como foco todos os modais. O cuidado com os mais vulneráveis, com o tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade são as ideias centrais da campanha. Mais de 850 ações estão previstas no país, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Confira aqui as atividades da Semana Nacional de Trânsito pelo Brasil
Simultaneamente à campanha, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Que tal aproveitar o momento para promover a atitude responsável e sustentável no trânsito? Quer uma dica? Priorize o transporte público coletivo. Vá de Transcol!