Skip to main content

Preparamos 10 dicas de como escolher a vida no trânsito, ação proposta pela campanha internacional, que acontece durante todo este mês. O objetivo é alertar a população para os altos índices de mortes e feridos no trânsito. São 1,35 milhão de vidas perdidas anualmente em acidentes no mundo

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, se nada for feito para melhorar a segurança no trânsito, em 2030, 2,4 milhões de pessoas devem morrer por acidentes no mundo. São 1,35 milhão de vidas perdidas por ano no trânsito. Mais da metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas. Os acidentes representam a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos de idade, segundo dados globais da agência.

No Brasil, a situação também é alarmante. Cerca de 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito, e grande parte dos feridos sofre lesões graves ou permanentes.

Diante dessa realidade, e por acreditar que o transporte coletivo é um meio seguro de transporte, assim como nas edições anteriores, o GVBus apoia o movimento internacional Maio Amarelo. Em 2023, a campanha completa 10 anos de criação, com o tema “No trânsito, escolha a vida”.

Para marcar a data, várias postagens sobre o assunto foram programadas durante todo este mês em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn). O objetivo é sensibilizar a sociedade a adotar comportamentos seguros ao trafegar nas ruas e estradas.

Veja 10 ações que podem te ajudar a promover a vida no trânsito:

 

1 – Respeite os limites de velocidade;

2 – Não dirija sob efeito de álcool ou drogas;

3 – Use o cinto de segurança;

4 – Cumpra as leis de trânsito;

5 – Atenção às condições das vias;

6 – Não ultrapasse o semáforo na cor vermelha;

7 – Pedestre, use sempre a faixa de segurança ao atravessar, inclusive nos terminais de integração do Sistema Transcol;

8 – Se estiver no ônibus, respeite os assentos preferenciais;

9 – Ao embarcar, espere os demais passageiros descerem antes de entrar no coletivo;

10 – Evite se aglomerar na entrada, próximo à roleta.

O Movimento

No Brasil, o Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A ideia da campanha é alertar a população para os altos índices de mortes e feridos no trânsito, a fim de promover uma mudança de postura com foco em um trânsito mais seguro. Trata-se de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. Durante o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos!

Maio Amarelo. No trânsito, escolha a vida.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus