Skip to main content

Carta de apoio à campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus” foi encabeçada pela FETRANSPORTES. O GVBus e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Espírito Santo – SETPES são signatários

Conclamar empresários e gestores do setor de transporte coletivo urbano a alertar a população sobre os riscos dos transportes alternativos e a importância de se optar por um meio de deslocamento regular e seguro como o ônibus. É com esse objetivo que o GVBUS declarou apoio à campanha nacional “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus”. A manifestação foi feita em carta assinada juntamente com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Espírito Santo – SETPES e a Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo – FETRANSPORTES, que encabeçou o documento.

Na carta, as entidades signatárias destacam os recentes eventos que têm causado fortes impactos no transporte coletivo por ônibus, como a queda de demanda de passageiros, o aumento dos insumos que compõem a sua planilha de custos, principalmente do diesel, o atendimento às exigências públicas postas pela segurança sanitária contra a Covid-19, e também a concorrência predatória dos transportes clandestinos e dos chamados alternativos, entre outros.

Dessa forma, a ideia é mostrar à população que o ônibus é um meio de transporte coletivo regular e seguro e, por isso, deve ser utilizado no lugar dos transportes alternativos, sobretudo dos mototáxis, que são o foco da campanha nacional.

Para auxiliar no trabalho de conscientização da sociedade, representantes do segmento de transporte coletivo de passageiros têm à disposição uma série de peças publicitárias para download. Os interessados podem acessar os arquivos no site segurancanaoepassageira.com.br e providenciar a confecção e divulgação, conforme acharem mais conveniente.

A campanha

A campanha nacional “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus” chama a atenção para os riscos da utilização dos transportes alternativos disponíveis à população por meio de aplicativos, principalmente dos mototáxis, que atendem em várias cidades brasileiras, desde o começo de 2022.

Só para se ter uma ideia, 54% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem motos e um em cada três mortos no trânsito utilizava este meio de transporte. Os dados são da pesquisa Cenário da Mortalidade de Motociclistas no Brasil, realizada em 2019, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

No Espírito Santo, a motocicleta continua sendo o meio de transporte que mais mata. O número de mortes envolvendo motociclistas nos primeiros sete meses desse ano é exatamente igual ao período do ano passado. De janeiro a julho de 2022, foram registradas 241 mortes envolvendo motociclistas. Isso representa 51% dos 468 óbitos computados em vias capixabas esse ano. Se não houve um aumento, tão pouco é possível comemorar, já que o número de vidas perdidas para esse tipo de locomoção ainda é muito alto. Os dados são do observatório de segurança pública, da SESP-ES

A campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus” é uma iniciativa da FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo e da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, com o apoio da CNT – Confederação Nacional do Transporte.

Leia a carta na íntegra:

 

Senhor Empresário,

O segmento do transporte público regular de passageiros por ônibus ao longo dos últimos anos (agravado pela COVID19),  como é do conhecimento de todos, tem sofrido bastante, com os impactos negativos decorrentes da queda de demanda de passageiros, aumento dos insumos que compõem a sua planilha de custos, principalmente do diesel, sem falar no atendimento às exigências públicas postas pela segurança sanitária (mais ônibus, com menos passageiros, para garantia do distanciamento durante a pandemia), sem falar na concorrência predatória dos clandestinos e dos chamados alternativos, entre outros.

Tomamos conhecimento que em várias cidades brasileiras está havendo o incremento dos mototáxis, que passaram a atender chamados, também por meio de aplicativos, na expectativa do aumento desse transporte.  Considerando que esse meio de transporte pode gerar não só a concorrência com o transporte coletivo regular de passageiros, mas também preocupados com o risco que o uso das motocicletas para essa finalidade pode ocasionar à população, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP, juntamente com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, com o apoio da Confederação Nacional do Transporte – CNT, criou uma campanha para reforçar no seio da sociedade a importância e a relevância do transporte público regular de passageiros por ônibus, com o slogan “A SUA SEGURANÇA NAO PODE SER PASSAGEIRA. VÁ DE ÔNIBUS”.

A conscientização da população quanto a sua segurança no momento da escolha do seu meio de transporte é fundamental, sabendo-se que de acordo com as estatísticas dos nossos órgãos de segurança pública, o quantitativo de mortes decorrentes do uso de motocicletas tem sido crescente mês a mês.

Quando se usa a motocicleta, não se leva em conta os aspectos relacionados com a segurança e o alto risco do transporte, mas apenas no facilitador da locomoção e no preço. No mês de maio de 2022, por exemplo, dos 319 acidentes fatais, ocorrentes no Espírito Santo,  164 vítimas foram de motos, conforme informado pelo observatório de segurança pública, da SESP-ES.  Em São Paulo, dados do DETRAN-SP indicam que 60% dos profissionais que usam motos como veículo de trabalho já sofreram acidentes durante o serviço.

A exemplo de outras Federações de Transportes de nosso País, também a FETRANSPORTES, juntamente com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória – GVBUS e com o Sindicato das Empresas de  Transporte de Passageiros do Estado do Espírito Santo – SETPES, se aliam a essa campanha, conclamando a todos os proprietários ou gestores das empresas operadoras do transporte coletivo de passageiros urbanos, a fazerem download das peças publicitárias no site segurancanaoepassageira.com.br, providenciando a confecção e divulgação, conforme acharem mais conveniente.

Cordialmente,

Renan Chieppe

Presidente da FETRANSPORTES

Murilo Soares de Andrade Lara

Comitê Executivo do GV BUS

Jerson Antonio Picoli

Presidente do SETPES

Clique aqui e acesse o documento.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus