Skip to main content

*Por Murilo Lara, CFO do Grupo Santa Zita e conselheiro de inovação da NTU

O transporte coletivo vive um momento difícil. Mas é na inovação que enxergamos uma luz no fim do túnel. Antes mesmo da pandemia, a NTU percebeu a importância de as empresas investirem em novidades e em tecnologia para tirar o setor da crise enfrentada há alguns anos. Foi aí que surgiu, em 2019, o Hub de Inovação COLETIVO. Uma tentativa de estimular empreendedores e startups a pensarem soluções em mobilidade, no sentido de transformar o setor, para conectá-lo ao mundo digital, tornando-o mais competitivo e atraente.

E essa iniciativa tem gerado bons frutos! Já no primeiro ano do Hub, nós do Grupo Santa Zita conhecemos a On-I-Bus, startup voltada para a mobilidade coletiva compartilhada e sob demanda, fundada em 2017. Junto com o Grupo Scandia e a Viação Grande Vitória, entendemos que a solução oferecida por eles se encaixava dentro do projeto que estávamos desenvolvendo na Região Metropolitana de Vitória.

Para responder a uma solicitação do governo do Espírito Santo, gestor do Sistema Transcol, precisávamos transformar o Serviço Mão na Roda em uma plataforma digital de transporte sob demanda. Esse serviço, operado pelo Consórcio Cidadania, do qual fazemos parte, atende exclusivamente pessoas com deficiência motora, temporária ou permanente, que utilizam cadeira de rodas. A ideia é facilitar o acesso e dar mais comodidade aos mais de 3.600 beneficiários.

A On-I-Bus desenvolveu a plataforma de cadastro e solicitação de viagens via internet. Após a implantação do novo formato, em 2020, hoje 62,76% dos agendamentos são feitos online. O que para nós é um sucesso, já que o próximo passo é tornar o serviço on demand.

Entendemos que, ao investirmos na startup, conseguimos responder positivamente a uma demanda do órgão gestor; aos anseios do nosso cliente e, ao mesmo tempo, ao propósito da On-I-Bus, que é ser o ponto de conexão de serviços de mobilidade, unindo diferentes empresas, nichos, esferas e geografias em um único local.

Tanto que seus fundadores nos relatam que, ao acreditarmos na empresa, contribuímos para que as soluções desenvolvidas por eles possam evoluir e se encaixar cada vez mais no que o mercado necessita.

E, com isso, também conseguimos concretizar um dos pilares do Grupo Santa Zita, que é fomentar o empreendedorismo e contribuir com a aceleração do desenvolvimento da economia brasileira.

Esperamos que o Mão na Roda sirva como piloto para implantação do transporte coletivo por demanda, dentro da Região Metropolitana de Vitória, e possa se expandir para outros mercados no Brasil e onde mais a plataforma puder ser aplicada.

Artigo publicado originalmente na Revista NTUrbano nº 51, página 45

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus