Skip to main content

Número se refere ao primeiro ano de funcionamento do portal Mão na Roda. Sistema permite ao passageiro realizar o cadastro para utilizar o serviço, além de agendar e cancelar viagens

O Mão na Roda realizou 43,6 mil agendamentos no primeiro ano de funcionamento do sistema online de a marcação de viagens. Criada em setembro de 2020, a plataforma otimizou os canais de atendimento aos cadeirantes, que, até então, só podiam solicitar o serviço de micro-ônibus adaptados via telefone.

O portal Mão na Roda funciona tanto para habilitar o cadastro de cadeirantes, quanto para marcar ou cancelar viagens. O contato por ligação – por meio do número 0800 038 7077 – continua ativo, mas apenas para tirar dúvidas.

Os cadeirantes que desejam utilizar o serviço devem acessar o sistema e realizar o pré-cadastro para a habilitação. A marcação dos horários das viagens é feita com até 48 horas de antecedência ao compromisso. Os passageiros também podem utilizar o portal Mão na Roda para cancelar as viagens a qualquer hora do dia. É necessário, no entanto, que o cancelamento seja feito até 6 horas antes do horário agendado.

O Mão na Roda

O Mão na Roda foi criado em agosto de 2000 para atender as necessidades dos cadeirantes com maior dificuldade de locomoção, de modo a contribuir para que eles sejam inseridos nas atividades do dia a dia e, assim, possam exercer sua cidadania. O serviço é 100% gratuito e subsidiado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Hoje, o programa atende mais de 3,5 mil usuários.

Dentre os destinos mais solicitados estão: o Centro de Reabilitação Física do Estado do Espírito Santo (Crefes); a Escola de Medicina Santa Casa de Misericórdia (Emescam); a Apae Cariacica e Serra; o Hospital Estadual Jayme Santos Neves; a Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo; o Vitória Apart Hospital; e o Centro Universitário Salesiano.

Para ser beneficiário, o solicitante precisa ser cadeirante e residir nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha ou Vitória.

“Os ônibus são especialmente adaptados com elevadores hidráulicos e conduzidos por motoristas treinados para realizar o transporte com conforto e segurança, uma vez que receberam aulas de direção defensiva, relacionamento interpessoal e trato com pessoas com deficiência. É possível solicitar viagens com acompanhantes, caso necessário”, explica o coordenador do Consórcio Cidadania, Erick Costa de Azevedo.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus