Skip to main content

Esse é o número de motoristas que atuam na função no Sistema Transcol. No mês dedicado a estes profissionais, reunimos histórias de nossos colaboradores, que, com muito orgulho e responsabilidade, exercem esse lindo trabalho nos coletivos da Grande Vitória 

Eles estão presentes na nossa vida de forma constante. Graças a eles, conseguimos ir e voltar a diversos lugares, seja para o trabalho, escola ou outro compromisso. Alguns desses profissionais, em muitas ocasiões, chegam a quebrar um “galhão” para muita gente! Quer um exemplo? Quem nunca saiu correndo para o ponto, atrasado para pegar o ônibus, e lá estava ele, dentro do coletivo, pronto para seguir viagem, mas fez questão de esperar alguns segundos até que o passageiro conseguisse embarcar?

Eles, a quem nos referimos, são os motoristas do Sistema Transcol, nossos homenageados do mês. Nesta terça-feira (25), foi o Dia do Motorista. E temos mais de 3,8 mil motivos para comemorar! Afinal, são mais de 3,8 mil colaboradores que atuam na função no sistema. 

Para marcar a data, reunimos depoimentos de alguns dos nossos condutores. Muitos deles consideram o sistema de transporte coletivo metropolitano a segunda casa, o lugar de onde tiram o sustento de suas famílias. Neste artigo, os motoristas contam um pouco como é fazer parte dessa grande família chamada Transcol.

Protagonismo

Uma das primeiras mulheres a trabalhar como motorista na Viação Grande Vitória, uma das empresas operadoras do Sistema Transcol, Aldícia Mendes descreve, com orgulho, o que representa, para ela, fazer parte do sistema.

“São quase 20 anos fazendo a diferença no dia a dia do trabalhador. Porque o principal dessa diferença é transportar vidas, com toda segurança, confiança, alegria e paz! Satisfação por ser motorista do Sistema Transcol!”, comemora Adicia, que começou na empresa como cobradora e há dez anos atua como condutora.

Quase três décadas a serviço da população

Quem também tem uma história de vida com o Sistema Transcol é Alvedi Alves. Ele, que sempre trabalhou no Grupo Santa Zita, de cobrador, manobreiro e, hoje, motorista, conta o prazer e a responsabilidade de servir a população por quase três décadas no transporte público coletivo capixaba.

“Para ser um bom motorista de ônibus, em primeiro lugar, é preciso gostar de servir. Segundo, ter muita responsabilidade com o que faz, e, terceiro, habilidade, pois o nosso trabalho exige muito isso no dia a dia, além de ser sociável, porque nós convivemos com muitas pessoas no transporte”, ressalta Alvedi, que diz transportar, em média, até 700 pessoas diariamente no Sistema Transcol. “E é preciso também ser companheiro com a gestão, com os colegas de trabalho, no trânsito, com o nosso cliente. Poder servir o passageiro é uma honra e quando você faz o que gosta, você é feliz e ainda faz muita gente feliz, também”, acrescenta o condutor.

Paixão pela profissão

Eu não escolhi a profissão, eu fui escolhida pela profissão de motorista!”. É o que relata Célia Regina de Araújo, motorista na Viação Praia Sol. 

Ela ama o que faz e, segundo ela, trabalha com paixão. “Ser feliz é fazer aquilo que você gosta, é fazer aquilo que você tem paixão. E eu faço o que eu amo. Eu amo dirigir, amo atender as pessoas, estar no meio do povo. Por isso é tão bom fazer o que se gosta. Eu amo ser motorista!”, diz Celinha, como é conhecida a motorista da Praia Sol.

Realização de vida

De degrau em degrau, Dianna Silva também realizou o sonho de ser motorista de ônibus no sistema. São 14 anos como colaboradora na Unimar, primeiro como cobradora, depois fiscal e, então, motorista, uma história que ela carrega com muito carinho.

“Ser motorista no Sistema Transcol é muito mais do que uma realização profissional, é uma realização de vida. Aqui é minha segunda casa, onde tenho amigos, e cada passageiro se torna um amigo também, principalmente os passageiros fixos. São todos tratados com muito amor e respeito. Eu trabalho todos os dias aqui com uma alegria imensa”, conta Dianna.

Casamento

Daniel Scárdua, motorista na Serramar, tem uma relação tão estreita com o Sistema Transcol, que chegou a casar com uma colaboradora, a Heliene Martins, que trabalha na mesma empresa. 

“Eu vim indicado da Viação Praia Sol, onde trabalhei também como cobrador, fiscal, no setor do tráfego e como manobreiro, e hoje sou motorista na Serramar. O Sistema Transcol abriu um leque de oportunidades na minha vida profissional, e é no sistema que nós realizamos o sonho de nos casar e constituir família”, disse Daniel.

Os depoimentos reunidos neste artigo mostram a importância do Sistema Transcol na vida dos nossos motoristas, que, com muita atenção e responsabilidade, exercem essa profissão tão essencial para nós. 

E você, já parou para pensar no quanto esse profissional é essencial? Valorize o motorista de ônibus. Sem ele, não existiria o transporte público coletivo capixaba. Parabéns a todos os motoristas pelo seu dia!

Esse é o número de motoristas que trabalham no Sistema Transcol. No mês dedicado a eles, reunimos histórias desses profissionais

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus