Skip to main content

O GVBus se une ao movimento internacional de conscientização sobre a saúde masculina, e inicia campanha nas redes sociais com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Doença é o tipo mais comum em homens no Brasil, depois do câncer de pele.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta: 71,7 mil novos casos de câncer de próstata devem surgir no Brasil, até 2025. A doença é a segunda causa de morte por câncer e a mais frequente entre o público masculino, depois do câncer de pele.

Apesar disso, muitos homens ainda preferem não falar sobre o assunto, seja por preconceito, medo e até desconhecimento.

Para conscientizar a população sobre o câncer de próstata, o GVBus se junta à campanha mundial Novembro Azul. Com a mensagem “Prevenir é a direção”, várias postagens serão publicadas em nossas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter), durante o mês, com dicas e orientações sobre a saúde masculina. O foco é a prevenção, assim como o diagnóstico precoce da doença.

Quanto mais cedo descobrir o câncer, melhores serão os resultados no tratamento, garante o Ministério da Saúde.

O GVBus se une ao movimento internacional de conscientização sobre a saúde masculina, e inicia campanha contra o câncer de próstata.
Primeiro post da campanha realizada pelo GVBus durante o Novembro Azul

Fatores de risco

De acordo com o Ministério da Saúde, o rastreamento – exames de rotina – não é indicado para pessoas assintomáticas. Por outro lado, se o homem possui histórico de câncer na família ou fatores de risco, o médico pode indicar o rastreamento, caso necessário.

Aliás, dentre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença, estão: 

  • A idade: após os 60 anos, há maiores chances de incidência e mortalidade;
  • Histórico familiar: pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos;
  • Alimentação: sobrepeso e obesidade. 

A campanha realizada pelo GVBus aborda todos estes pontos. Dessa forma, a ideia é ressaltar que é possível reduzir as chances de desenvolver o câncer de próstata com a adoção de hábitos saudáveis, como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, dentre outros.

O que é o câncer de próstata e quais os sintomas?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas. Dessa forma, é semelhante a uma castanha e está localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua principal função é produzir o esperma.

Conforme o Ministério da Saúde, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a aparecer, no entanto, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. 

Então, confira os sintomas na fase avançada:

  • Dor óssea;
  • Dores e dificuldade ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Em outras palavras, caso apresente alguma alteração suspeita, dentre as listadas acima, procure uma unidade de saúde. 

A investigação do câncer de próstata ocorre pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA. Além disso, para confirmar a doença, é preciso realizar biópsia, caso seja constatada alguma alteração nos exames anteriores.

A propósito, conte com o Sistema Transcol para chegar aos locais dos exames. Novembro Azul. Prevenir é a direção!

Acesse aqui a cartilha do INCA com mais informações. 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus