Skip to main content

Essa é a quantidade de ônibus novos com ar-condicionado adquiridos pelas empresas operadoras desde 2019, quando teve início a renovação e ampliação da frota do Sistema Transcol. Deste total, 170 veículos foram entregues este ano.

O Sistema Transcol ganhou, nesta quinta-feira (7), dois novos ônibus articulados. Os veículos foram adquiridos pela Viação Praia Sol e fazem parte do processo de renovação e modernização da frota, iniciado em 2019. Desde então, 600 coletivos zero quilômetro foram entregues à população da Região Metropolitana da Grande Vitória, 170 deles somente este ano. Todos os veículos possuem ar-condicionado, wi-fi, entretenimento a bordo e sistema In Bus, que mostra a lotação do ônibus.

Cada um dos articulados comporta 125 passageiros sentados e em pé, já o convencional 78 no total. A previsão é que os novos articulados comecem a circular nos próximos dias, após a conclusão dos trâmites de licenciamento.

Outros 20 novos ônibus com ar-condicionado devem chegar nas próximas semanas, incluindo 15 micro-ônibus. Segundo o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, as entregas representam um compromisso das empresas operadoras com a população que utiliza o Sistema Transcol.

“Nosso objetivo é que o passageiro possa se deslocar com conforto, com toda a inovação que acreditamos ser indispensável para uma viagem mais tranquila. Investir em tecnologia, em uma frota nova, é valorizar quem, de fato, utiliza o ônibus todos os dias”, afirmou Elias Baltazar.

Renovação da Frota

A renovação e a ampliação da frota fazem parte de um conjunto de investimentos realizados pelos consórcios operadores em parceria com o Governo do Estado desde o início de 2019. Entre os veículos novos, estão nove micro-ônibus com ar, quatro ônibus elétricos e um modelo híbrido, movido a diesel e a gás, todos entregues este ano. Também chegaram novos micro-ônibus para renovação da frota antiga que atende bairros do município de Vitória.

As melhorias incluem, ainda, a adoção do bilhete único, a implantação de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de ônibus (In Bus), além da renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV. Outras inovações são: a criação de novas formas de recarga do CartãoGV, com opções por aplicativo, como o app UUDI, lojas parceiras, e a mais recente delas, a instalação da nova modalidade de pagamento da tarifa, pelo celular, via QR Code, no validador do ônibus, que dispensa a utilização do cartão físico.

Em 2021, o Sistema Transcol também passou a operar as linhas alimentadoras de Vitória, ofertando mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital, por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema já está sendo usado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros e para o atendimento até o Centro de Fundão.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus