Skip to main content

Carta entregue aos prefeitos alerta para os riscos desse serviço, que se assemelha ao antigo “táxi lotação”. Cidades debatem a regulamentação dos serviços por demanda em aplicativos

A preocupação com a constante queda de demanda enfrentada pelos sistemas de transporte público não para de aumentar. Dessa vez, o vilão é “Uber Juntos”, um novo serviço de transporte por demanda oferecido por aplicativo que, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, estaria funcionando ilegalmente por várias cidades do País, e que pode acentuar ainda mais a crise enfrentada pelas empresas operadoras pelo Brasil.

Durante a 74ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada no dia 27 de dezembro, a NTU apresentou uma carta aberta aos prefeitos alertando sobre a ilegalidade do “Uber Juntos” e demais serviços de transporte por aplicativo que se assemelham ao transporte coletivo de passageiros.

Leia também: Cinco ideias para o transporte público no Brasil

As novas modalidades ofertadas pelos aplicativos tem dinâmica semelhante ao do antigo “táxi lotação”, com impacto ampliado pelo uso da tecnologia, e podem provocar graves desequilíbrios financeiros nas redes de transporte público.

Regulamentação depende dos prefeitos

Na carta, a entidade destaca ainda os riscos da falta de regulamentação desses serviços em algumas cidades brasileiras e sobre os graves problemas econômicos e de perda de demanda de passageiros enfrentados pelas empresas nos últimos anos. Na ocasião, o documento foi lido para todos os presentes na reunião.

Leia a carta na íntegra!

Fotografia: Pessoas fotografia desenhado por Freepik
Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus