Skip to main content

Especialista avalia que sem o transporte coletivo percorrendo as ruas, as cidades sofreriam de forma econômica e, além disso, o convívio social seria prejudicado

Atualmente, com todas as obrigações do dia a dia, fazer uso do transporte coletivo se tornou algo essencial na vida dos brasileiros. Se tratando do Espírito Santo, é possível cruzar a Grande Vitória pagando uma única tarifa, com a possibilidade de percorrer dezenas quilômetros.

Em entrevista, o mestre em transportes e coordenador técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade, Miguel Pricinote, afirmou que o transporte público é um importante pilar para a sustentabilidade urbana. “Cidades que incorporam o transporte público como política pública ajudam a reduzir a emissão de carbono per capita, e o tempo de deslocamento, atendendo às necessidades de mobilidade e aumentando a acessibilidade”, explicou.

Além disso, Pricinote apontou algumas questões em relação à importância dos ônibus. “Primeiramente, há o benefício econômico, ou seja, um transporte mais acessível facilita os mercados dos bairros, melhorando a economia local e diminuindo a necessidade de as pessoas buscarem serviços nos centros das cidades”.

Além disso, há também a redução do congestionamento. Logo, o uso do transporte público eficiente e atrativo resulta em uma redução de tempo nos congestionamentos, uma vez que um ônibus transporta o mesmo número de pessoas que 45 carros.

Na Grande Vitória, o Sistema Transcol tem investido em novas tecnologias e na renovação da frota para se tornar mais atrativo às pessoas. Além da possibilidade de se locomover por várias cidades pagando apenas uma tarifa, os passageiros já podem recarregar o CartãoGV usando a internet e aplicativos via celular.

Meio Ambiente

O terceiro tópico apresentado pelo especialista é a redução da poluição. Segundo o especialista, a redução da dependência do carro por conta da migração de pessoas do transporte individual para o ônibus, promove uma redução significativa de poluentes lançados na atmosfera dos ambientes urbanos.

Além disso, há a liberdade e mobilidade ampliada pelo transporte público. Sendo assim, a disponibilidade deles favorece a mobilidade individual para todos, dando a cada pessoa a liberdade de ir a praticamente qualquer lugar da cidade. “Neste ponto vale considerar que muitas pessoas não sabem dirigir, então o ônibus se mostra uma boa opção para elas”, destacou.

Por fim, o especialista ressaltou da melhora no orçamento familiar. “Com o aumento cada vez mais constante dos combustíveis, usar o transporte público pode gerar uma folga no orçamento familiar. Medida importante neste momento de crise econômica”, frisou.

O papel democrático

O mestre em transportes e coordenador técnico do Mova-se Fórum de Mobilidade, Miguel Pricinote destaca que o transporte público é fundamental para acessar as oportunidades oferecidas pelas cidades, algo necessário para atingir os próprios objetivos e garantir a participação na vida social.

“É difícil garantir as oportunidades individuais significativas por meio do uso de veículos privados, uma vez que seus valores, custo e dificuldade em achar estacionamentos vem cada vez mais segregando uma parcela importante da sociedade. Essas diferenças em relação ao acesso aos serviços urbanos podem resultar em desigualdades potenciais, levando a uma desvantagem social que se manifesta em várias formas de exclusão uma vez que estas pessoas podem ser impedidas de participar da vida econômica, política e social da comunidade devido à reduzida acessibilidade a oportunidades, serviços e redes sociais, devido, no todo ou em parte, à mobilidade insuficiente”, explica.

Uma das vantagens do transporte coletivo metropolitano é a sua capilaridade. No caso do Transcol, o sistema atende a todas as regiões da Grande Vitória, com 375 linhas, atendendo a mais de 600 mil passageiros por dia. Uma média de 19,5 mil viagens realizadas diariamente.

“Garantir o acesso diário a oportunidades urbanas relevantes é um desafio ainda mais significativo para os ambientes urbanos, onde o acesso ao emprego é fundamental para combater a pobreza. Por isso, a disponibilidade de boa infraestrutura e serviços de transporte é a base em que esse acesso pode ser alcançado. Inclusive, vale destacar que o acesso às oportunidades das cidades é central no paradigma de mobilidade urbana sustentável promovido pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (2013)”, concluiu Pricinote.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus