Skip to main content

O número representa 40% das capitais do País. O levantamento foi feito pelo Ministério das Cidades, que enumerou quantas cidades com mais de 20 mil habitantes ainda não apresentaram suas propostas

Um levantamento feito pelo Ministério das Cidades apontou um número preocupante: 40% das capitais brasileiras não apresentaram seu plano de mobilidade urbana, como prevê o Estatuto da Metrópole e Política Nacional de Mobilidade Urbana: Boa vista, Macapá, São Luiz, Palmas, Porto Velho, Cuiabá, Goiânia, João Pessoa, Recife, Maceió e Rio de Janeiro.

Se olharmos para todo o Brasil, a estatística é ainda pior: apenas 194 cidades que se enquadram nas normas estabelecidas pelo estatuto apresentaram seus documentos. Ou seja, menos de 6% dos municípios enquadrados.

De acordo com a legislação, as cidades com mais de 20 mil habitantes, ou em área de preservação ambiental, ou em área de interesse turístico, ou em regiões metropolitanas que não apresentarem um plano de mobilidade urbana não irão receber o repasse de verba federal para esse setor.

O que chama a atenção é que o prazo para entrega dos planos já foi alterado duas vezes: era abril de 2015, depois abril de 2017 e agora, abril de 2019. A nova data foi estabelecida pelo Estatuto da Metrópole, sancionado em junho pelo presidente Michel Temer, que deu nova redação à Política Nacional de Mobilidade Urbana.

A GloboNews fez um mapa com os nomes das capitais e tem outros detalhes sobre esse levantamento. Assista aqui!

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus