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Implantado há pouco mais de um ano nos coletivos do Sistema Transcol, o pagamento da tarifa pelo celular, via QR Code, ainda gera dúvidas entre os passageiros. E muitos sequer conhecem a funcionalidade, que tem como maior benefício a possibilidade de pagar a tarifa sem precisar utilizar o cartão de passagem físico na hora do embarque.

Esqueceu o CartãoGV em casa? Basta gerar o QR Code na tela do celular e aproximar o aparelho no validador dentro do ônibus. Pronto, catraca liberada! Mas, antes, é preciso baixar o aplicativo Kim no celular e fazer um cadastro. Esse procedimento é necessário apenas na primeira compra.

Para esclarecer todas as dúvidas, preparamos esta matéria com dicas e orientações sobre como utilizar essa modalidade de pagamento no Transcol. Confira:

Tecnologia vai permitir ao passageiro pagar a tarifa pelo celular, via QR Code, no validador do ônibus, e será opção para quem não tem créditos no CartãoGV

QR Code

O QR Code é um código que o passageiro gera na tela do celular, e que deve ser apresentado no validador, aquela maquininha em que a pessoa aproxima o cartão para liberar a roleta dentro do ônibus.

A diferença em relação às demais modalidades de pagamento da tarifa, é que, com o QR Code, não é necessário ter o CartãoGV físico em mãos na hora do embarque. A passagem é paga diretamente pelo celular. Esta é uma opção para quem não possui créditos no bilhete único ou está sem o cartão de passagem na hora de pagar a tarifa.

Como funciona?

Para utilizar o QR Code, é preciso criar um cartão virtual. Basta baixar o aplicativo Kim no celular, de forma gratuita, e preencher um cadastro. Em seguida, escolha a forma de pagamento e recarregue o CartãoGV Virtual com o valor que desejar.

O próximo passo é gerar os QR Codes. Selecione a opção “gerar QR Code” e insira a linha que irá embarcar. Dentro do ônibus, aproxime a tela do celular com o código para a câmera do validador para liberar a passagem.

Confira aqui o passo a passo com imagens sobre como utilizar o QR Code. Veja também como usar, no vídeo divulgado pelo GVBus em parceria com o aplicativo Kim:

Recarga via aplicativos

Outra opção para pagar a passagem são as recargas por aplicativos (RecargaPay, Banestes, PicPay e Kim). Esta modalidade também é desconhecida por alguns passageiros do Transcol – apesar de ser fácil, prática e já existir há bastante tempo no sistema -, além de gerar algumas dúvidas de utilização, para quem já conhece. A principal delas é com relação ao saldo após a recarga.

Alguns passageiros reclamam que, ao adquirir os créditos, o valor é descontado mas a carga não cai no cartão de passagem. Isso acontece porque o passageiro não ativou a recarga após a compra, o que é fundamental para que o saldo apareça no bilhete único.

Para ativar a recarga, é só apresentar o CartãGV nos validadores nos ônibus, nas catracas dos terminais, ou nos saldímetros nos postos de atendimento do GVBus. O prazo para ativação é de 60 dias. Após esse período, os créditos expiram, devendo o usuário comparecer à Loja Central do GVbus, na Rua Constante Sodré, n° 265, no bairro Santa Lúcia, em Vitória, para validação.

Lembrando que, nos apps, os créditos demoram de 5 minutos a 1 hora para cair no cartão, podendo esse tempo chegar a 24 horas em caso de interferências técnicas.

Todas as informações sobre os aplicativos parceiros de recarga do CartãoGV estão disponíveis clicando em cada um deles: PicPay e demais aplicativos (RecargaPay, Banestes e Kim).

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

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