Saiba onde entregar seu cadastro de estudante

Por fevereiro 5, 2020Acontece, Capa
Alunos com direito à gratuidade 100% têm novos pontos onde realizar o recadastramento para reativar o cartão. Já os estudantes 50% tem 10 opções de entrega

Alunos com direito à gratuidade 100% têm novos pontos onde realizar o recadastramento para reativar o cartão. Já os estudantes 50% tem 10 opções de entrega

Devido à grande procura de estudantes a alguns postos de atendimento do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Vitória (GVBus), como a loja do Estudante, na Ufes, para realizar o cadastro e o recadastro dos cartões escolares, em especial aqueles que precisam revalidar a gratuidade 100%, o GVBus abriu o leque de opções para esse último serviço. Com essa medida, o sindicato espera reduzir as filas e normalizar o atendimento já na próxima semana.

Dessa forma, os alunos com direito à gratuidade (CartãoGV Gratuito sem comprovação de renda) que antes faziam o recadastro somente na Ufes (aqueles que já possuem e irão revalidar o uso), a partir de hoje (05/02), poderão procurar outros seis locais para a entrega dos documentos além da universidade: as lojas dos terminais de Carapina e Jacaraípe na Serra, Ibes em Vila Velha, Jardim América e Itacibá em Cariacica e a loja de Cadastro Vitória, que fica Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES, próximo ao Centro de Convenções de Vitória.

Os alunos que precisam fazer a solicitação do cartão gratuidade primeira via poderão entregar os documentos em qualquer posto de atendimento dos terminais, assim como os estudantes com direito a 50% da tarifa.

Comprovação de renda

alunos com direito à gratuidade com comprovação de renda (CartãoGV Gratuito com Comprovação de Renda) devem preencher o formulário de pré-cadastro socioeconômico, disponibilizado no site do GVBus e entregá-lo junto com a documentação exigida na loja de Cadastro Vitória.

Prazos

“Reforçamos que ninguém vai ficar sem fazer o cartão, pois o prazo para cadastro/recadastro do cartão escolar está condicionado ao período letivo das instituições de ensino. Ou seja, o estudante pode fazer seu cadastro desde o início das aulas até a chegada das férias, tanto as anuais (dezembro/janeiro) quanto as semestrais (em julho)”, explica o diretor executivo do GVBus Elias Baltazar.

De acordo com a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini, o período de recadastramento para estudantes com direito à gratuidade 100% é aberto com alguns dias de antecedência, porém, poucos estudantes procuraram o GVBus para realização do recadastro antes do início das aulas em 2020.

Ela lembra que foi feito um reforço no efetivo com a contratação de nove funcionários temporários somente para o posto da Ufes. “Ao todo, foram contratados mais de 40 profissionais para atender a demanda nesse período de grande volume de cadastro e recadastro de estudantes em todos os postos do GVbus”, explicou.

Ainda tem dúvidas? Separamos dez perguntas que podem ajudar você a ficar com tudinho na ponta da língua para passar por mais essa etapa. Confira abaixo:

1 – Não há uma maneira para facilitar o recadastramento dos estudantes? Da para fazer online? 

O recadastramento é feito em duas etapas: a primeira online, quando o aluno preenche o formulário e depois imprime o documento, que precisa ser carimbado pela instituição de ensino. Cada categoria tem locais específicos para entrega dos documentos:

Alunos com direito a 50% da tarifa (CartãoGV Escolar) podem procurar os postos dos Terminais de Jacaraípe, Carapina e Laranjeiras, na Serra, Campo Grande, Jardim América e Itacibá, em Cariacica, Ibes e Vila Velha, em Vila Velha, ou a Loja do Estudante na Ufes (próximo ao Cine Metrópolis).

Alunos com direito à gratuidade (CartãoGV Escolar Gratuito) devem ficar atentos, pois para primeiro cadastro, eles podem procurar os mesmos postos citados acima, porém, os que farão o RECADASTRO devem procurar somente nos seguintes postos de atendimento: Loja do Estudante na Ufes, no campus de Goiabeiras, próximo ao Cine Metrópolis, nas lojas dos terminais de Carapina e Jacaraípe na Serra, Ibes em Vila Velha, Jardim América e Itacibá em Cariacica, ou na loja de Cadastro Vitória, que fica Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória – ES. Próximo ao Centro de Convenções de Vitória.

Alunos com direito à gratuidade com comprovação de renda (CartãoGV Escolar Gratuito com Comprovação de Renda) devem preencher o formulário de pré-cadastro socioeconômico, disponibilizado no site do GVBus e entregá-lo junto com a documentação exigida na loja de Cadastro Vitória (Rua Constante Sodré, nº 265, Santa Lúcia, Vitória). O cartão será entregue em 10 dias úteis no caso de novos cadastros.

2 – Por que o recadastramento não foi aberto antes? Até quando vai o prazo? Por que abrir o prazo nesta época?

O prazo para cadastro/recadastro do cartão escolar está condicionado ao período letivo das instituições de ensino e quando estas também já tiverem feito seu recadastro junto ao GVBus. Ele tem início junto com o início das aulas e termina com a chegada das férias, tanto das anuais quanto as semestrais (em julho). Normalmente o recadastramento para estudantes com direito à gratuidade 100% é aberto com alguns dias de antecedência, porém, poucos estudantes procuraram o GVBus para realização do recadastro.

3 – Quantas pessoas possuem o passe escolar na grande Vitória?

Em 2019 o GVBus registrou 74.813 estudantes. Sendo 46.785 com direito a 50%, 26.580 com direito à gratuidade e 1.448 com direito à gratuidade com comprovação de renda.

4 – Quantas já fizeram o recadastramento em 2020?

Até o momento já foram realizados cerca de 16 mil pré-cadastros no site.

5 – Quais documentos precisa?

A lista de documentos está no nosso site, nos seguintes links:

CartãoGV Escolar

CartãoGV Escolar Gratuito

CartãoGV Escolar Gratuito com Comprovação de Renda

6 – Quanto tempo demora?

O CartãoGV Escolar e o CartãoGV Escolar Gratuito são entregues em 07 (sete) dias úteis no caso de novos cadastros. No caso da gratuidade, o cartão será bloqueado ao fim do ano letivo, e o estudante deverá fazer o recadastramento no início do próximo período escolar. Após o recadastramento, o cartão fica habilitado para uso no dia seguinte.

Já o CartãoGV Gratuito com Comprovação de Renda é entregue no prazo de 10 dias úteis no caso de novos cadastros.

No caso de segunda via, o prazo para entrega é de cinco dias úteis.

7 – Quem pode ter gratuidade? 

Têm direito ao Cartão GV Escolar (50%) os alunos regularmente matriculados em estabelecimento de ensino infantil, fundamental e médio, técnico profissionalizantes, pré-vestibulares, superiores de graduação e pós-graduação, reconhecidos oficialmente, e que residam a mais de um quilômetro da escola. Ele garante o pagamento de 50% do valor da tarifa.

Terão direito ao CartãoGV Escolar Gratuito os alunos matriculados e que estejam frequentando regularmente as aulas do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e federais e que residem a mais de um quilometro da escola.
É importante lembrar que as unidades de ensino devem ser reconhecidas oficialmente pelos órgãos de educação e cadastradas no sistema do GVBus.

Já o CartãoGV Gratuito com Comprovação de Renda é destinado aos estudantes matriculados no Ensino Técnico e Superior das escolas públicas estaduais e federais, e bolsistas dos programas estadual e federal, desde que se encaixe nos limites de renda e idade estabelecidos pelo Decreto 3252-R/2013.

É importante lembrar que as unidades de ensino devem ser reconhecidas oficialmente pelos órgãos de educação e cadastradas no sistema do GVBus.

8 – Como o GVBus fez a divulgação dos locais?

Os locais de cadastro e recadastro de estudantes, bem como todas as informações necessárias para que o aluno faça seu cadastro estão disponíveis no nosso site e na aba “fale com a gente” no site do CartãoGV. No dia 08 de janeiro divulgamos uma matéria em nosso site com informações para que o aluno pudesse tirar suas dúvidas. Além disso, há divulgação em nossas redes sociais e a aba de dúvidas/perguntas frequentes do site do GVBus que também trazem todas as informações. Os alunos também podem tirar dúvidas pelo SAC do GVBus: Telefones: 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular) / E-mail: sac@gvbus.com.br / Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h20 e aos sábados, de 8h às 18h.

9 – Houve treinamento dos funcionários para esse período de recadastramento?

Sim, inclusive o GVBus realizou a contratação de mais de 40 funcionários para atender a demanda nesse período de grande volume de cadastro e recadastro de estudantes.

10 – O estudante que não conseguiu se recadastrar no período correto vai poder fazer em outra data? O que O GVBus vai fazer por esses estudantes?

O cadastramento/recadastramento pode ser realizado a qualquer momento dentro do período letivo, conforme o calendário da instituição de ensino na qual ele está matriculado.

Você ainda pode tirar outras dúvidas aqui, ou entrando em contato com nosso SAC: Telefones: 0800 028 1810 / 3145.2650 (para ligações feitas de celular) / E-mail: sac@gvbus.com.br. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h20 e aos sábados, de 8h às 18h.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus

Deixe um comentário