Skip to main content

Empresários, entidades de classe, especialistas e integrantes do poder público de todo o Brasil participaram do encontro, realizado em Brasília (DF), pela Associação Nacional das Empresas dos Transportes Urbanos (NTU). Representantes do GVBus marcaram presença

A 36ª edição do Seminário Nacional NTU foi um sucesso! O evento, que ocorreu em Brasília (DF), no Hotel Royal Tulip, terminou nesta quarta-feira (09). Foram dois dias de programação, com o tema “Um Novo Marco para o Transporte Público Urbano de Passageiros”. Um dos destaques ficou por conta do Painel “Caminhos para a descarbonização do transporte coletivo urbano”, que contou com a fala do membro do comitê executivo do GVBus, Murilo Lara.

Representando o GVBus, ainda estiveram presentes no evento os integrantes do Comitê Executivo, Anderson Lopes e Fábio Cançado, além do Diretor Executivo, Elias Baltazar, e de outros empresários e representantes das empresas que operam o sistema metropolitano de Vitória. O evento da NTU reuniu empresários, entidades de classe, especialistas em transporte coletivo e integrantes do poder público de todo o Brasil.

Descarbonização

Destaque na programação do último dia do evento, o Painel “Caminhos para a descarbonização do transporte coletivo urbano” debateu as tendências e alternativas para a migração da matriz energética atual para um cenário de baixo carbono no transporte público, além das opções tecnológicas disponíveis no mercado brasileiro e lançamentos de novos produtos.

Murilo Lara destacou os desafios do setor, principalmente na busca por soluções ecologicamente sustentáveis para o transporte coletivo, citando a experiência do Sistema Transcol.

“Vitória tem sido vanguardista em alguns temas. Nós estamos falando de um sistema de transporte de 1.600 ônibus, 100% tronco-alimentar, com integrações em terminais. E a descarbonização é tema que vem sendo muito discutindo no Espírito Santo. Não só no segmento de transporte, mas também da cadeia de produção, pois isso não é um papel só nosso, é o papel de todos. Mas o principal é saber o quão a sociedade está disposta a pagar essa conta; e a gente precisa entender também qual é essa conta, porque é muito difícil projetar um fluxo de caixa pensando em uma remuneração adequada desses veículos nesse momento”, ressaltou.

Murilo explicou ainda que fazer a transição para ônibus elétricos requer estudos complexos para saber qual tipo de veículo seria mais adequado para cada percurso no município, volume de passageiros e estrutura das vias.

“A descarbonização é uma disrupção para o setor, mas nenhum operador é contra. Acontece que não existe hoje financiamento específico para a frota de veículos elétricos”, lamentou. Segundo Lara, o sistema opera três veículos elétricos, ainda em teste, em Vitória (ES).

Atenção do poder federal

No painel de abertura, realizado na terça-feira (08), o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), traçou um paralelo com as manifestações de 2013 e disse que de lá para cá houve uma conscientização maior quanto ao transporte público. O senador também reforçou a importância das políticas públicas voltadas para o transporte, para que ele seja garantido pelo Estado e estabeleceu uma premissa fundamental para o setor.

“O transporte coletivo de passageiros é um serviço público essencial, de direito do cidadão, não é uma atividade puramente de mercado que se auto regula, se auto determina. Não é essa a lógica, porque se essa lógica imperar, nós teremos em muitas cidades e estados brasileiros uma profunda desigualdade de locais desprovidos de transporte, o que é algo indesejado por todos nós. Então tenhamos muita responsabilidade nesta abordagem, porque não é um protecionismo do setor, é um protecionismo do próprio cidadão brasileiro e da constituição”, encerrou.

Além dos debates, o seminário contou com uma mostra que reuniu aproximadamente 30 expositores, a maioria voltada para a área de tecnologia. Simultaneamente ao encontro, foram realizados o Colégio de Advogados, o Colégio Técnico e de Comunicação e Marketing da NTU, em que os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar ideias e experiências sobre o setor. Participaram respectivamente desses colégios, o advogado Roberto Moraes Dias, a gerente técnica Ludmila Santos Vidal e a assessora de comunicação Katarine Rosalém.

O Seminário Nacional NTU 2023 foi realizado em formato presencial, mas contou com transmissão online pelo canal do YouTube da NTU. O GVBus já está na expectativa para o próximo ano, que acontecerá na cidade de São Paulo.

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus