Skip to main content

A logística para colocar toda a frota em operação no Sistema Transcol vai desde a contratação de funcionários até às questões operacionais, como manutenção dos veículos. São mais de 1,5 mil ônibus e 10 milhões de quilômetros percorridos por mês. Veja estes e outros números do transporte público coletivo e saiba por que o ônibus é tão essencial

Mais de 6,2 mil empregos diretos gerados e uma logística totalmente voltada para atender, em média, 15 milhões de passageiros por mês. Estes são apenas alguns números que fazem parte da rotina de operações do Sistema Transcol.

Quem embarca diariamente nos coletivos não imagina o trabalho necessário para dar conta de toda essa estrutura. São motoristas, fiscais, cobradores, mecânicos e funcionários administrativos envolvidos em um único objetivo: colocar em circulação 1.609 ônibus operantes que, juntos, percorrem em média 10 milhões de quilômetros por mês dentro da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Setor essencial – Este cenário mostra a dimensão da importância que o transporte público coletivo tem na vida da população. Estudantes, trabalhadores, pessoas a lazer ou a caminho de algum outro compromisso, como consultas médicas, por exemplo, dependem diariamente do ônibus para realizar as atividades. Sem contar os empregos gerados pelas empresas operadoras, que são responsáveis pelo sustento de milhares de famílias.

Só para se ter uma ideia, no Brasil, o setor de transporte coletivo por ônibus emprega, de forma direta, 315 mil pessoas, entre motoristas, cobradores e demais profissionais. São 1.577 empresas operadoras em atividade e uma frota total de 107 mil ônibus em circulação no país. E o número de viagens realizadas por dia, somente neste ano, já chega a 33,6 milhões. Ao todo, 2.703 municípios brasileiros são atendidos por serviços organizados de transporte coletivo por ônibus. Os dados são da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU).

Mobilidade urbana – Além de movimentar a economia, o setor de transporte coletivo por ônibus é essencial para a mobilidade urbana. Se, de um lado, possibilita que os cidadãos se locomovam, do outro, contribui para um trânsito mais tranquilo. Isso porque um ônibus substitui 40 carros nas ruas, sendo, portanto, um meio de transporte fundamental para a redução dos congestionamentos e para o bem-estar da população.

No Brasil, segundo a NTU, o transporte coletivo ocupa o segundo lugar no ranking de viagens realizadas, com 28% do total, sendo que, destes, 85,7% são por ônibus. O número de viagens só perde para a quantidade de viagens a pé, que corresponde a 39%. Em seguida, o automóvel (26%), a motocicleta (4%) e a bicicleta (3%) são os modos de transporte mais utilizados pela sociedade.

Operação na Grande Vitória – No Sistema Transcol, dez empresas operadoras são responsáveis pela frota de ônibus que circula na Região Metropolitana da Grande Vitória. O serviço de transporte público coletivo atende as populações de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

São 379 linhas em funcionamento; 36,7% dos coletivos são equipados com ar-condicionado, wi-fi, sistema In Bus, que permite visualizar a lotação, além de entretenimento a bordo. E para garantir o bom funcionamento da frota, a cada três meses todos os veículos são vistoriados, prevenindo assim acidentes e quebra dos ônibus.

Bilhete Único Metropolitano – Um dos grandes avanços do sistema metropolitano da Grande Vitória nos últimos quatro anos foi a implantação do bilhete único, o CartãoGV. O dinheiro não é mais aceito para embarque e desembarque, e o bilhete é a única forma de pagamento da tarifa, seja com o cartão físico, ou a modalidade virtual.

Com o CartãoGV, o cidadão escolhe aonde ir e como utilizar. Tem as recargas por aplicativos (UUDI, RecargaPay, Banestes, Pic Pay e Kim) e tem também os pontos de venda presenciais, como: estabelecimentos parceiros, máquinas de autoatendimento nos shoppings, Masterplace Mall, Rodoviária e Aeroporto de Vitória, e nos terminais de integração; nas lojas do GVBus e com os agentes de vendas e catracas de entrada, ambos nos terminais. Também é pissível pagar a tarifa diretamente pelo celular, via QR Code no validador no ônibus. Baixe o app Kim e crie seu cartão virtual para gerar os códigos.

 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus