Skip to main content

Os veículos irão circular em regiões mais íngremes e com vias mais estreitas, nos bairros de Cariacica, Vila Velha e Vitória. São, ao todo, oito linhas beneficiadas pelos novos coletivos; uma delas atenderá o Sistema Aquaviário

O Sistema Transcol ganhou, no último sábado (15), 15 novos micro-ônibus com ar-condicionado. Os veículos foram adquiridos pela Viação Praia Sol e pela Expresso Santa Paula, e irão reforçar a frota de oito linhas que circulam nos municípios de Cariacica, Vila Velha e Vitória, sendo uma delas para o Sistema Aquaviário. A previsão é que os novos coletivos comecem a circular nos próximos dias, após a conclusão dos trâmites de licenciamento.

Por serem adaptados para operar em regiões mais íngremes e com ruas mais estreitas, os micro-ônibus irão atender estes locais. Já a linha disponibilizada para o Sistema Aquaviário será voltada para o embarque e desembarque de passageiros na estação de Porto de Santana, em Cariacica. Além de ar-condicionado, todos os veículos possuem wi-fi, entretenimento a bordo e sistema In Bus, que mostra a lotação dos coletivos.

A cerimônia de entrega dos novos micro-ônibus contou com a presença de representantes das empresas operadoras, do governador do Estado, Renato Casagrande, além do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Os micro-ônibus irão circular nos bairros de Cariacica, Vila Velha e Vitória. Oito linhas serão beneficiadas pelos novos coletivos

Foto: Hélio Filho/Secom

Os micro-ônibus irão circular nos bairros de Cariacica, Vila Velha e Vitória. Oito linhas serão beneficiadas pelos novos coletivos

Foto: Hélio Filho/Secom

Os micro-ônibus irão circular nos bairros de Cariacica, Vila Velha e Vitória. Oito linhas serão beneficiadas pelos novos coletivos

Foto: Hélio Filho/Secom

Renovação da Frota

Os novos micro-ônibus fazem parte do processo de renovação e ampliação da frota do Sistema Transcol, realizado pelos consórcios operadores em parceria com o Governo do Estado, a partir de 2019. Desde então, 600 coletivos zero quilômetro com ar-condicionado foram entregues à população da Região Metropolitana da Grande Vitória, incluindo quatro ônibus elétricos e um modelo híbrido, movido a diesel e a gás, estes entregues no ano passado.

As melhorias incluem, ainda, a adoção do bilhete único, a implantação de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de ônibus (In Bus), além da renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV. Outras inovações são: a criação de novas formas de recarga do CartãoGV, com opções por aplicativo, como o app UUDI, lojas parceiras, e a mais recente delas, a instalação da nova modalidade de pagamento da tarifa, pelo celular, via QR Code, no validador do ônibus, que dispensa a utilização do cartão físico.

Já em 2021, o Sistema Transcol também passou a operar as linhas alimentadoras de Vitória, ofertando mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital, por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema é utilizado no município de Viana para facilitar o deslocamento entre os bairros e para o atendimento até o Centro de Fundão.

Com informações do Governo do Estado 

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus