Skip to main content

Infraestrutura adequada nas vias públicas e investimentos em tecnologias sustentáveis fazem do Sistema Transcol um importante aliado da mobilidade urbana.

Quando se fala em mobilidade urbana no Brasil, três palavras vêm à cabeça da população: independência, conforto e custo. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Google com pessoas de diferentes classes sociais de todo o país. E o Sistema Transcol está atento a estas questões. Continue com a gente neste artigo e entenda o porquê. 

Intitulado “Os novos rumos da mobilidade: uma análise da realidade brasileira”, o estudo buscou mapear os perfis dos usuários dos diferentes meios de transporte, quais são as principais demandas nesse setor e o papel da tecnologia para facilitar o acesso a produtos e serviços.

Entre os resultados do levantamento, um dado interessante: as necessidades dos brasileiros em relação à mobilidade são flexíveis e podem mudar de uma hora para outra. Isto é, você pode ter um carro, mas, dependendo da situação, optar por utilizar o ônibus ou a bicicleta.

Praticidade e flexibilidade pesam na hora de escolher o transporte

No momento de escolher qual modal mais se adequa às suas necessidades, o brasileiro leva em consideração fatores como praticidade e flexibilidade, aponta a pesquisa. E o tempo de deslocamento interfere bastante na escolha, assim como a tecnologia tem um papel fundamental, já que pode facilitar a mobilidade.

Cento e quarenta e oito horas são perdidas por ano no trânsito das 20 cidades mais congestionadas do mundo*. No Brasil, a situação é ainda pior. Em média, os brasileiros que residem nas capitais gastam quase duas horas diárias no trânsito, o equivalente a 21 dias no ano**. É quase um mês (se contarmos apenas os dias úteis) que perdemos indo de um lugar a outro.

Esta realidade se explica pela falta de infraestrutura do país. Para se ter uma ideia, a escassez de mobilidade limita o acesso a oportunidades de emprego e a serviços essenciais, agravando a exclusão social de uma parcela da população. É aí que entra o transporte público coletivo.

Infraestrutura adequada nas vias públicas e investimentos em tecnologias sustentáveis fazem do Sistema Transcol um importante aliado da mobilidade urbana.

Sistema Transcol é essencial

Atentas à importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento das cidades, as empresas operadoras do Sistema Transcol apostam na modernização do transporte público coletivo. 

Em primeiro lugar, a parceria com o governo do Estado já há alguns anos têm contribuído para a melhoria da infraestrutura na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Destacam-se nesse pacote, por exemplo, o subsídio concedid  às empresas, que possibilitam uma tarifa razoável, e a implantação das pistas exclusivas para ônibus na Terceira Ponte, que reduziram em até 40 minutos o tempo de viagens das linhas do Transcol.

Em segundo lugar, estão os investimentos em tecnologia. Para facilitar os deslocamentos, as empresas operadoras têm apostado na diversificação das formas de pagamento da tarifa, com as recargas via aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e o pagamento direto pelo celular no validador do ônibus.

Do mesmo modo, o aplicativo ÔnibusGV, que permite não só visualizar os horários, mas também a lotação dos coletivos, passa por melhorias constantes, a fim de aprimorar a experiência do usuário. 

E aliado a isto, há o compromisso com o meio ambiente. Em 2023, parte dos novos ônibus adquiridos pelas empresas são equipados com motores Euro 6, que emitem menos poluentes e são mais eficientes, se comparados aos ônibus convencionais.

Ou seja, o modelo de operação adotado pelo Transcol é, por si só, focado na mobilidade urbana.

Um exemplo são os terminais de integração, que possibilitam interligar os diversos bairros da Região Metropolitana com uma variedade de linhas. E isso tudo com o usuário pagando apenas uma única tarifa.

Resumindo: oferecer soluções práticas e acessíveis ao usuário do transporte público coletivo, que facilitem a locomoção, tornando os deslocamentos mais ágeis e confortáveis, só é possível com investimento em tecnologia e infraestrutura.

É esse o caminho necessário para remover o abismo que existe em muitas cidades do país, entre a disponibilidade de infraestrutura e o tempo gasto pelas pessoas para se locomover. E o Sistema Transcol está na direção certa, trabalhando para uma mobilidade urbana cada vez mais adequada.

Prova disso é a campanha “O Sistema Transcol é essencial”, lançada na última semana nas redes, que mostra como o ônibus é a ponte que liga o cidadão a serviços básicos, como saúde e educação. Aproveite e acesse a campanha em nosso site.

* INRIX, Global Traffic Scorecard, 2021.
** Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Pesquisa Mobilidade Urbana, 2022.

Com informações do artigo A mobilidade urbana no Brasil – Think with Google

Comunicação GVBus

Autor Comunicação GVBus

Mais posts de Comunicação GVBus