Dificuldade de urinar e sangue na urina são os sintomas mais comuns da doença
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Na maioria dos casos, se desenvolve de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida. Apesar disso, há situações em que o tumor cresce rapidamente, se espalha para outros órgãos e leva à morte.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o risco de ter câncer de próstata aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Ter histórico de câncer na família e peso corporal elevado são fatores que levam a um maior risco dos homens desenvolverem o tumor.
Mas alguns hábitos saudáveis reduzem o risco de incidência. São eles: não fumar, evitar o consumo de bebida alcoólica, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado e ter uma alimentação saudável
No mês do Novembro Azul, o GVBUs adere à campanha e aproveita para alertar sobre a importância da prevenção, de estar atento aos sintomas, bem como do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Quais os sinais e sintomas e como investigar o câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comum são:
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na urina;
- Redução no jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Caso você apresente algum desses sintomas procure a unidade de saúde para realização de exames que irão investigar a doença. Os exames são o toque retal, que permite avaliar o tamanho, forma e textura da próstata, e o PSA, um exame de sangue que pode detectar tanto o câncer quanto doenças benignas da próstata.
Quando é identificada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal, o indicado é realizar a biópsia para confirmar a doença.
*Informações extraídas da cartilha sobre câncer de próstata, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).