Retrospectiva: empresas do transporte coletivo metropolitano retomaram os investimentos e deram início às ações de modernização do sistema
O ano de 2019 chega ao fim e a retrospectiva do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) é extensa e positiva. Teve treinamento de conscientização interna nas garagens sobre os impactos da evasão de receita e campanha sobre o tema junto aos clientes; teve modernização da bilhetagem eletrônica, com a troca de validadores e mudança no sistema de vendas e compra de créditos; teve até implantação de rede wifi nos ônibus do Sistema Transcol.
Mas, a grande novidade do ano ficou mesmo por conta do início da implantação da integração com os sistemas municipais de Vitória e Vila Velha, da renovação de frota, com a entrega de 110 ônibus com ar-condicionado, e do lançamento do Cartão GV, o Bilhete Único Metropolitano.
Para o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, essas e outras ações marcaram o início de uma transformação no setor. Assim, pode-se dizer que 2019 foi o ano do transporte coletivo, um divisor de águas.
“Após negociações com o governo do estado, que se colocou favorável à modernização do sistema e deu indicações de busca pelo reequilíbrio dos contratos, as empresas se comprometeram a retomar os investimentos, e a intensificar os trabalhos que já tinham sido iniciados em 2018”, explica.
Combate à evasão de receitas
Uma das maiores preocupações do setor e principais formas de perda de receitas, com consecutivo impacto na capacidade de investimentos, é a evasão de receitas, ou seja, quando alguém anda de ônibus sem pagar. Para mostrar aos rodoviários e funcionários os prejuízos causados por ações como pular a catraca, dar carona, de embarques irregulares e ambulantes dentro dos coletivos, as empresas, em parceria com o GVBus, promoveram em janeiro e fevereiro, o projeto de Combate à Evasão de receitas chamado “Siga os Bons Exemplos”.
A ideia foi chamar a atenção de clientes e trabalhadores para os prejuízos causados, não só às empresas que operam o serviço, mas também para os funcionários que dependem do sistema para sustentar suas famílias, e para a população, que paga sempre que alguém tenta burlar as regras. O projeto também serviu para treinamento de boas condutas para os funcionários das 11 empresas que operam o Sistema Transcol.
Conectividade e praticidade
Saber onde o ônibus se encontra e o horário dele em tempo real ficou mais fácil a partir de maio, com o lançamento do aplicativo Ônibus GV. O app é uma ferramenta oficial do Sistema Transcol que conecta os clientes ao transporte público. Além da previsão de horário para os veículos do Transcol e os que fazem as linhas municipais de Vitória (Verdinhos), o Ônibus GV permite que o usuário acesse a rede wifi durante a viagem, veja os horários de partidas das linhas e, desde o dia 18 de dezembro, dá acesso à recarga do Cartão GV. Ele está disponível para download nas lojas Google Play Store, App Store e já conta com mais de 230 mil usuários e mais de 880 mil acessos por dia.
Migração
Ainda em maio, houve a troca dos validadores dentro dos coletivos. Com a atualização, cerca de 400 mil cartões do Transcol foram migrados da tecnologia anterior para uma mais moderna. O mesmo aconteceu com cerca de 70 mil cartões dos ônibus municipais de Vitória (Verdinho) e Vila Velha (Sanremo) no mês de julho. O que permitiu o início da integração entre dos sistemas.
Fez parte desse processo a criação de um novo site de compra e venda do vale-transporte, com visual mais moderno e novas funções em junho. As empresas receberam novo cadastro e login de acesso para poder efetuar compras e recargas do Cartão vale-transporte, lançado no meio do ano.
Renovação de frota
Em junho as empresas cumpriram o compromisso firmado com o governo em janeiro, com a entrega dos primeiros 20 ônibus com ar-condicionado, dando início assim, à renovação de frota. Modernos e eficientes, já saíram da fábrica com wifi e mais segurança no embarque, pois só é possível fazer a viagem usando o Cartão GV. Até agora já foram entregues 110 unidades. Serão 600 veículos até 2022.
Cartão GV
Lançado no final de julho, o Cartão GV, o Bilhete Único Metropolitano, trouxe um novo momento para o Transporte Coletivo da Grande Vitória. Com ele, os cartões dos três sistemas passaram a ser aceitos em todos os coletivos no início de setembro, permitindo assim a unificação da venda de tarifas. “Com essa mudança, hoje a bilhetagem eletrônica dos coletivos do Transcol, de Vitória e Vila Velha ficou a cargo do GVBus”, explica Elias.
Mais moderno, tecnológico e contemporâneo, o Cartão GV permitirá no futuro a integração com o aquaviário e outras modalidades de transporte que estão previstas pelo governo do Estado, como as bicicletas compartilhadas. Ele conta com um site próprio (www.cartaogv.com.br), que traz informações e amplia o leque de serviços, como a venda online de créditos.
Para adquirir um Cartão GV, basta procurar uma das nossas redes de vendas, apresentar o CPF, e fazer uma carga de no mínimo R$ 10 que são convertidos em créditos. O cliente sai com o cartão na hora.
Ampliação da rede de vendas
Para atender a nova demanda e os novos clientes, o GVBus investiu ainda em novos postos de atendimento, para venda e gratuidades, além de outras formas de comercialização do Cartão GV e créditos.
A partir de julho foram inauguradas as lojas de Jacaraípe e Carapina, na Serra, do Ibes, em Vila Velha, e de Jardim América e Itacibá, em Campo Grande. O GVBus já contava com postos de atendimento nos terminais de Campo Grande, (Cariacica), Vila Velha, Laranjeiras (Serra), Ufes e Central (Reta da Penha). A antiga loja do Setpes também passou a ser atendimento às gratuidades, assim como os postos em Vila Velha, Laranjeiras e Faça Fácil.
Além das novas lojas, foi lançada a recarga online, as máquinas de autoatendimento (ATMs), que estão presentes nos terminais, no Setpes, na Rodoviária de Vitória e nos principais shoppings; a venda de créditos por meio dos agentes de venda (profissionais em ação são ex-cobradores treinados para a nova função); e a ampliação de farmácias Rede Farmes que comercializam créditos para o Cartão GV Cidadão. Totalizando aí, cerca de 90 postos de venda.
Expectativa de mais investimentos
Se 2019 foi o ano de investir em novas tecnologias e novos coletivos, a expectativa é que 2020 se materialize em mais conforto para os clientes e investimentos tanto das empresas quanto do governo.
“Se confirmando a tendência de equilíbrio dos contratos e de investimentos em infraestrutura viária e de priorização dos coletivos, como a delimitação das faixas exclusivas, por exemplo, acreditamos que dará mais conforto para os passageiros e rapidez às viagens. Além disso, nossa expectativa é de entregar mais 200 ônibus com ar-condicionado até o final de ano que vem”, acrescenta otimista o membro do comitê executivo do GVBus, Anderson Lopes.
Números do Sistema Transcol em 2019 | |
Número de passageiros transportados entre janeiro e novembro | 154.473.223 passageiros |
Média de ônibus operantes por dia | 1.429 veículos |
Número de catracas altas instaladas | 373 catracas duplas |
Demanda de passageiros | Entre 2014 e 2019, acúmulo de 15,8% de queda de demanda (menos 28,9 milhões de giros de roleta) |
Número de ônibus queimados | 3 ônibus queimados |
Número de imagens de crimes encaminhadas para a polícia | Entre janeiro e novembro de 2019, foram encaminhadas a polícia 232 imagens de assalto. |
Número de assaltos registrados e percentual de queda relacionado à 2018 | 232 boletins de ocorrência registrados. Uma redução de 46% em relação ao número de registros de assaltos do mesmo período de 2018 (430). |
Número de penalidades aplicadas com a ajuda do sistema de biometria facial | 3.592 penalidades |
Número de cartões recolhidos por uso irregular pela equipe de abordagem nos terminais | 859 cartões |
Número de novos ônibus com ar-condicionado em circulação | 110 (previsão de entrega de mais 200 até o final de 2020) |
Número de ônibus com o sistema wifi | 600 ônibus com wifi |
Número de farmácias Rede Farmes que aderiram ao projeto Cartão GV | 64 farmácias cadastradas |
Número de Cartões GV Cidadão vendidos a partir de 31 de julho | 52.500 – aumento de 50,7% no número de passageiros que pagam a tarifa com o Cartão GV Cidadão |
Dados: GVBus |